Companhia reforça compromisso com sistemas alimentares regenerativos e integra debates nas principais zonas do evento internacional, incluindo painéis e encontros bilaterais
A Nestlé confirma sua participação na COP30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). A presença da companhia reflete seu compromisso com a liderança na transição para sistemas alimentares regenerativos. Com uma agenda abrangente e estratégica, a Nestlé estará presente nas principais áreas da conferência — Blue Zone, Green Zone, Agri Zone e também na programação paralela da coalizão empresarial C.A.S.E na conferência, participando de diálogos, painéis e reuniões relevantes para o setor.
Na Blue Zone, palco das negociações oficiais entre as delegações dos países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Nestlé vai liderar um painel sobre agricultura regenerativa e contribuir com discussões promovidas por parceiros como a Câmara de Comércio Internacional (ICC), o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) vinculado à ONU, as plataformas Sustainable Business COP30 (SBCOP), da Confederação Nacional da Indústria e Landscape Accelerator – Brazil (LAB), e ainda o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
Na Green Zone, onde organizações e entidades engajadas com a ação climática e o desenvolvimento sustentável terão espaço dedicado para promoverem debates, representantes da companhia falarão sobre o papel da Nestlé em soluções baseadas na natureza e na restauração de ecossistemas pelo país.
Na Agri Zone, área coordenada pela Embrapa, a Nestlé apresentará suas principais iniciativas desenvolvidas no campo, com destaque para as três cadeias produtivas estratégicas no Brasil: café, cacau e leite. Sob o mote “O futuro já está na mesa dos brasileiros”. Durante todos os dias da COP30, sempre das 10h às 18h30, a companhia promoverá ainda de forma dinâmica uma ação interativa com o público participante da conferência, levando informações práticas sobre os avanços dos alimentos regenerativos de seu portfólio, incluindo degustações.
Ainda na Agri Zone, nos dias 13 e 18 de novembro, a Nestlé também vai liderar um painel sobre seus avanços em agricultura regenerativa, incluindo rastreabilidade nas cadeias e apoio a produtores.
A posição da Nestlé para a COP30 é defender sistemas alimentares regenerativos não de forma opcional, mas como um meio essencial para a segurança alimentar global, de subsistência de pequenos produtores agrícolas e de resiliência empresarial a longo prazo em todo o mundo. Com presença em mais de 180 países e uma estratégia clara de atingir emissões líquidas zero até 2050.
“A COP30 será um marco importante para o Brasil e para o setor privado. É uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com sistemas alimentares mais sustentáveis e regenerativos, apresentando os resultados das iniciativas já implementadas nas três principais cadeias — cacau, café e leite — que vêm promovendo impacto positivo em escala nas comunidades produtoras. Também será um momento para fortalecer a colaboração e ampliar esse legado transformador”, afirma Barbara Sapunar, diretora-executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil e porta-voz da companhia confirmada para a COP30.
A participação da Nestlé na COP ainda se estenderá para uma programação paralela à oficial da conferência do clima. A companhia integra a C.A.S.E, coalizão formada por grandes empresas nacionais, como Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura e Vale, com o propósito de buscar acelerar soluções escaláveis e o protagonismo brasileiro na agenda climática global. O espaço da C.A.S.E funcionará de 11 a 17 de novembro, dentro do pavilhão da COP para convidados, com uma programação própria. Estão previstos diálogos qualificados, articulação estratégica e mobilização multissetorial, com ênfase para a capacidade do Brasil ser conciliador no desenvolvimento econômico com sustentabilidade e justiça social.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 18 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.