Na cidade gaúcha de Pelotas, mais exatamente na loja Anteparo (@anteparo_cortinas) da arquiteta Renata Gastal, ocorreu o lançamento do Workshop Arquitetura, Design e Chocolate, conduzido por Juliana Recuero Ustra. Um tema inicialmente inusitado, mas explorado neste evento através de inúmeras interfaces possíveis, dentro da Agenda 2020 do Projeto Chocolate no Brasil (@chocolatenobrasil) .
Num auditório repleto de referências coloridas, mil texturas, iluminação perfeita e um espaço lindo da loja Anteparo, estava uma turma lotada de arquitetos, designers, interessados no tema, empresários do setor de confeitaria fina e tradicional de Pelotas, além de nossos apoiadores parceiros deste evento.
Os participantes foram recebidos com uma mesa de boas-vindas, colorida, saudável e bem descomplicada. Alguns chocolates brasileiros foram provados, junto a frutas orgânicas e águas aromatizadas preparadas pela Planti Vida Orgânica. Nesta composição também estavam pastinhas gourmets de vegetais da Aura Verde Alimentos, como a de berinjela e de cebola caramelizada ao vinho. E, para dar uma energia extra no final de tarde, o Café 35 trouxe uma amostra de seu tradicional café. Todas as cerâmicas para montagem da mesa foram cedidas pelo Atelier de Renata Martins, e para ressaltar algo muito bacana, estavam ali cores muito similares às tonalidades dos frutos de cacau, além de um design de linhas muito orgânicas.
As frutas orgânicas da Planti foram provadas junto a alguns chocolates, surpreendendo um pouco os participantes com a experiência de tentar novos sabores e simplesmente provar. A idéia foi quase que lúdica, mostrando o quanto o chocolate pode (e deve) ser usado como um ingrediente versátil na gastronomia, “conversando” com diversos alimentos e bebidas.
O workshop trouxe cases de sucesso nacionais e internacionais relativos ao design e arquitetura de marcas de chocolates renomadas. São um apanhado de inspirações reais, uma pequena amostra deste universo tão incrível que é o do chocolate. Nestes estudos, Juliana Ustra trouxe referências muito interessantes sobre lojas de chocolates, mostrando diversos estilos arquitetônicos e conceitos muito bacanas de marcas renomadas neste cenário.
Além disto, neste evento marcas brasileiras foram mostradas, abertas como livros e tendo seus conceitos “lidos” um a um. Cada barra representa algo com um compêndio de histórias familiares, lendas, questões religiosas, muita brasilidade e detalhes que são verdadeiro “ouro” para olhares atentos. Em muitas delas, de alguma forma se percebe a influência de etnias diversas que construíram o Brasil, traduzidas em elementos ou da loja, ou da embalagem ou da própria barra.
Nesta noite cheia de storytelling sobre marcas brasileiras do tipo bean to bar e tree to bar, na terra da confeitaria fina, tradicional de Pelotas, viram-se nos olhares e expressões, muitas inspirações para novos projetos, além de uma rica aproximação destes participantes ao Chocolate brasileiro.
Este Workshop foi só o começo desta conversa e que este tema terá muito espaço, principalmente entre profissionais dos setores de alimentos e do setor criativo.
Aliás, fique atento pois novas turmas estão sendo agendadas. Consulte pelo chocolate@ustra.com.br
Fonte: Ustra Consultoria