O granulado de chocolate do brigadeiro gourmet

 

Você fica querendo fazer brigadeiros gourmet iguais aos das brigaderias e não consegue, não fica igual.

 

Foi assim comigo, mas eu sabia que o detalhe que faltava era o granulado. Repare na foto como são diferentes daqueles granulados tradicionais que usamos há anos nos nossos brigadeiros.

 

Fazia tempo que eu procurava “o confeito de chocolate das brigaderias” e não encontrava em lugar nenhum. Fui a tudo quanto é loja, supermercado e birosca que conhecia no Rio de Janeiro e ninguém sabia qual era esse “granulado achatadinho, quadradinho”.

 

Encontrei um que pensei até que fosse o tal, mas o formato dos confeitos não era tão perfeito. Cheguei a pensar até que fosse aquele mesmo (loucura isso) e que as pessoas selecionassem os mais bonitinhos para usar. Mas aí, quando cheguei em casa e experimentei, vi na hora que não era ele o que eu procurava.

 

Continuei a busca até que ouvi alguém falar que aqueles tais granulados perfeitos, que derretem na boca, são de chocolate belga. Aí foi fácil, dei uma “googada” e descobri logo a marca suíça Barry Callebaut.

 

Os produtos são da “Callebaut”, que é uma submarca da Barry Callebaut .

 

E olha que bacana, há uma fábrica da Barry Callebaut no Brasil! Sim, fica em Extrema, Minas Gerais (terra boa, né gente), onde inclusive também se encontram fábricas da Bauducco e da Kopenhagen.

 

A empresa é a maior produtora de cacau de alta qualidade e chocolates do mundo (isso mesmo) e seus principais clientes são a indústria, seguida de hotéis, restaurantes, padarias, confeitarias, buffets e lojas especializadas. É realmente sensacional toda a linha de produção deles, desde o cuidado na seleção dos grãos de cacau até as receitas que usam seus produtos. 

 

Então, navegando em águas nunca antes navegadas, eu embarquei num mundo novo, de splits (os tais granulados quadradinhos), callets (gotas de chocolate), cacau em pó alcalinizado (que dá um super sabor mas não fica amargo) e muitos, mas muitos produtos que eu nem fazia idéia que existiam para vender (dá só uma olhada – e ainda tem receitas incríveis relacionadas a cada produto!).

 

Pois é, como quase tudo que tem qualidade superior, esses produtos não são baratos, mas valem cada centavo! Nós temos produtos de qualidade no mercado nacional, que nos servem muito bem mas, querendo fazer uma coisa mais especial, mais sofisticada ou mais gourmet (!), aproveite e invista no chocolate belga.

 

As brigaderias não usam apenas os confeitos da Callebaut, mas tudo o que for possível  e “couber” na receita. Chocolate em pó, cacau em pó, callets de sabores variados, chocolates ou cobertura em barra e por aí vai.

 

Nem todos os produtos da Callebaut são vendidos no Brasil ainda, mas já é possível encontrar boa parte deles em algumas lojas selecionadas a dedo pela própria empresa. Várias coisas são observadas no estabelecimentos, entre elas a climatização. A temperatura do ambiente precisa ser adequada (durante dia e noite) para a conservação da qualidade dos chocolates.

 

Ah! É importante que você saiba que a marca de chocolate em barra SICAO também é da Barry Callebaut. Você encontra barras de 1,05 Kg e 2,1 Kg, tanto de chocolate quanto de cobertura, nos sabores: chocolate meio-amargo, ao leite e branco.

 

Não é que não exista barras de chocolate da marca Callebaut, elas existem e são excepcionais. Acontece que a SICAO é produzida no Brasil (e em mais uns outros países), com matéria-prima brasileira, da região de Ilhéus, na Bahia. É um produto nacional, desenvolvido de acordo com o paladar do brasileiro, com ingredientes nacionais, alta tecnologia e a tradição de 150 anos da Barry Callebaut na produção de chocolates. Fonte: Socorro na cozinha / Vanessa Nunes 

 

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *