Por: Nanci Macedo
Sob o aroma envolvente do cacau, o Oitavo Festival do Chocolate em Belém do Pará que teve início na quinta-feira (17) e segue até o próximo domingo (20), no Hangar, reúne apaixonados pelo chocolate, especialistas da indústria, autoridades locais, pesquisadores, produtores, turistas de várias localidades do Brasil, além dos inúmeros expositores.
O evento tem sido um catalisador para a promoção, troca de ideias e inovação dentro do setor. Este ano, uma presença impressionante de 150 expositores oferece uma visão panorâmica do cenário chocólatra, que vai desde locais apaixonados até marcas internacionalmente renomadas.
A exemplo do GAUDENS Chocolate do premiado chef Fabio Sicilia. A marca se consolidou pela excelência e qualidade na produção de chocolates, feitos no Pará com o sabor autêntico da floresta e levados para o mundo. A GAUDENS oferece criações exclusivas e de altíssimo padrão de qualidade e originalidade.
Essa excelência foi reconhecida em 2022 pela Academy of Chocolate de Londres com a medalha de bronze para o chocolate branco com cupuaçu e ainda uma versão com bacuri recebeu uma recomendação da organização o que colocou algumas de suas criações entre os melhores chocolates finos do mundo.
O chef Fabio Sicilia é um anfitrião muito atencioso e apaixonado pelo universo do cacau, e acredita que o chocolate pode ir além do simples prazer sensorial, sendo um produto que carrega consigo história, cultura e uma conexão com o meio ambiente. E, reforça que que trabalha com produção responsável e sustentável, que respeita os recursos naturais e as comunidades locais envolvidas na cadeia produtiva.
“A GAUDENS Chocolate é a realização de um sonho que começou com uma expedição pela Amazônia e se tornou uma empresa que produz chocolates de alta qualidade, levando o melhor do Pará para o mundo”, afirma o Chef de cozinha, chocolatier e sommelier, Fabio Sicília.
A diversidade de marcas e produtos no Festival é uma prova do vigor e da criatividade que impulsionou a indústria do chocolate. Os visitantes têm a oportunidade única de explorar a variedade de sabores, técnicas de produção e abordagens artísticas que cada expositor traz. Desde chocolates artesanais a criações inovadoras que combinam ingredientes locais únicos, a exposição é um testemunho do impacto cultural e econômico que o chocolate tem na região.
Além disso, a colaboração entre expositores e marcas promove a troca de conhecimentos e a construção de redes profissionais, estimulando ainda mais o crescimento da indústria. Workshops, degustações e conversas entre os participantes alimentam a paixão e a expertise, originada em um ambiente fértil para a inovação.
O sucesso do festival em atrair um número crescente de expositores e marcas também reflete uma demanda crescente dos consumidores por produtos de qualidade e autênticos. À medida que os paladares se tornam mais sofisticados e conscientes da origem dos alimentos, a indústria do chocolate é desafiada a elevar seus padrões e atender a essas expectativas. Fonte: Mercado do Cacau