Países em desenvolvimento lideraram a alta de 33% nas vendas globais de chocolate entre 2010 e 2015, de acordo com o analista de alimentos Jack Skelly, do Euromonitor. Segundo ele, as vendas mundiais estão em US$ 101 bilhões por ano. Embora a Europa ainda seja o maior consumidor per capita de chocolate, as vendas estão diminuindo de modo geral, disse Skelly durante conferência do setor em Londres.
Enquanto isso, mercados como Índia e China continuam pequenos, mas vêm crescendo rapidamente. Indianos, por exemplo, estão consumindo 60 gramas a mais de chocolate em comparação a cinco anos atrás, afirmou Skelly. Apesar do aumento do consumo, o chocolate ainda é uma opção relativamente cara nesses países.
Na Europa e na América do Norte, fabricantes buscam formas de reverter a queda do consumo. Segundo Skelly, as pessoas nesses mercados estão consumindo 300 gramas a menos per capita, mas exigindo chocolates com aroma, de qualidade superior ou de origem única.
Francesa Kleemans, diretora comercial dos negócios de cacau da Cargill nos Estados Unidos, disse que a demanda mundial precisa crescer 10% para que a capacidade de processamento do setor seja utilizada. Uma onda de investimentos no processamento de cacau resultou em um excesso de capacidade que vai levar anos para ser corrigido, disse a executiva.Fonte: G1