Os municípios da região da Transamazônica receberam no mês de setembro a equipe do projeto Mapcacau, cujo objetivo é mapear as áreas com plantio de cacau (Theobroma cacao) no estado do Pará. O grupo da Embrapa, Ceplac, Emater e secretarias municipais percorreram nove municípios da região para mapear junto aos produtores a extensão das áreas de cultivo e o número de agricultores no território. O mapa do cacau deverá ser lançado em 2019, nas versões impressa e digital, cobrindo todo o estado.
O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, com uma produção estimada em 113 mil toneladas, em 2018, pelo IBGE. Porém, especialistas afirmam que a extensão do plantios ainda é subdimensionada, isso porque o cacau é uma espécie cultivada com sombreamento de outras árvores, o que dificulta a identificação dessas áreas. Por isso, o trabalho de mapeamento envolve análise de imagens de satélites, informações do Cadastro Ambiental Rural e do banco de dados da Ceplac, combinando-as à checagem no campo junto aos produtores e técnicos locais.
Para Carlos Alberto Rodrigues da Silva, técnico da Ceplac que atua junto aos produtores de Medicilândia há 12 anos, a atualização desses dados é extremamente necessária. Ele cita, por exemplo, área nos limites da terra roxa, entre Brasil Novo e Uruará, cujo mapeamento anterior mostra 1.500 produtores, “agora esse mesmo local com o levantamento atualizado já soma mais de 10 mil produtores. E além disso, a área que tinha 15 km passou a ser de 100 km”, ressalta.
O técnico destaca ainda que o mapa vai ajudar o comércio e a indústria, pois, segundo ele, atualmente os produtores dependem de comerciantes próximos às suas propriedades e com o mapeamento atualizado será possível ampliar a rede de comercialização do produto.
Segundo Adriano Venturieri, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador do projeto, o trabalho tem uma colaboração intensa dos parceiros e produtores locais, que atuam na delimitação áreas. “Quem está no território nos ajuda a delimitar os polígonos apontados nas imagens de satélite”, esclarece. Para ele, os mapas vão ajudar não somente os municípios e as instituições de pesquisa e extensão, mas também investidores na medida em que define áreas de ampliação da cultura e para a implantação de indústrias.
Abrangência
O grupo do Mapcacau, que reúne especialistas e técnicos da Embrapa, Ceplac e Emater, além de parceiros do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Semas e secretarias municipais, percorreu os municípios de Novo Repartimento, Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Senador José Porfírio, Uruará e Placas.
Além da Transamazônica, o trabalho abrange as regiões Nordeste Paraense (Tomé-Açu e Acará); Sudeste Paraense (Tucumã, São Félix e Ourilândia do Norte); Região das Ilhas (Cametá, Mocajuba, Baião e Igarapé Mirim); e Oeste do Pará (Rurópolis, Itaituba e Santarém).
Fonte: Embrapa
0 Comments
VAMOS AGUARDAR O QUE MARAO E SÉC.MAGRELA VÃO RESOLVER TAMBÉM AQUI EM ILHÉUS
O povo não tem dinheiro pra comprar a máscara quanto mais pagar multa kkkkk é cada uma que esse povo inventa viu.
La se vai os 600,00do auxilio.
E válido, porquê a popular de Itabuna e brasileira, é o brasileiro gosta de tudo que é proibido.
Corretíssimo, se não estão obedecendo por bem vão obedecer por mal, o certo mesmo é não sair de casa, mas estão saindo sem necessidade e sem máscara, portanto, aprovo esse decreto.
O pobre ñ tem dinheiro pra comprar comida ,quê dirá, pagar multa d $ 102,00 !
Certíssima aplicação, para quem já não se importa com sua própria saúde, não contamine e nem mate outros.
Como cobrar multa se e um material com bastante dificuldade de se encontra com facilidades mas farmácia se o município destribuir e a população não usar aí sim concordo com a multas mas o cidadão ver punidos por ordem de políticos pilantra e corrupto
CERTISSIMO,QUEREM NOS PROTEGER DA DOENCA E AS PESSOAS NAO QUEREM OBEDECER.QDO MEXEM NO.BOLCO AS PESDOAS OBEDECEM.
Vamos vender essa batalha cidadãos!
Boa noite o meu nome é Ilene eu tenho 43 anos … sou paciente oncológico e estou sempre precisando ir ao médico… sou do grupo de risco estou sempre usando máscaras eu e meu esposo… mas o meu filho de 11 anos de idade tem AUTISMO não consegue u
Se o Brasil aderir essa idéia aí acredito que todos os esforços serão válidos.
As pessoas estão achando que estão de férias.
Achei ótima a medida tomada. Infelizmente muitos não se conscientizaram da necessidade e importância do uso da máscara p evitar o coronavirus.
É mais uma maneira de político ladrão ganhar dinheiro sem fazer lavagem de dinheiro.nos brasileiro estamos sendo roubado de norte a sul deste pais
Muito bem,o ser humano nasceu para cumprir limites,sem isso vira bagunça muito bem estabelecido a multa assim obtém ordem na orevencprevenção,muitos não entendem,assim mechendo no bolço a compreensão chega logo ????????????????????
Essa atitude eh anti constitucional bem característico de governos comunistas e truculentos.
Precisamos nos mobilizar .
Estes Homens são perversos
O uso compulsorio da máscara é uma.medida que limita a transmissão do vírus, mais deve ser uma medida educativa e não punitiva
Isso é bom, e seria bom também si todas as cidades fizesse isso
A população é vítima do covid 19, precisa mesmo ser multada por isto? Nem todos podem adquirir as mascaras…mesmo porque é item em falta nos estoques das farmácias…e para fazê-las em casa, seria preciso que as lojas de armarinhos fossem considerado
Ótima ideia, assim a sociedade respeita as regras.
É,eu concordo com as pessoas ficarem em casa se não tiver nada urgente para fazer ou resolver no centro.
Senhor prefeito,no carnaval já havia pessoas contaminadas com a covid-19,mas porque o senhor insistiu em realizar a festa,visto que isso poderia se
O povo já está lascado sem emprego e com suas empresas fechando aí vem o prefeito, que já desviou milhões do ano passado pra cá, querer tirar mais 102 reais das pessoas. Lamentável esse país!
Acho e pouco,mas se nao tiver fiscalização de nada adianta
Esses povo anda lascado nem tem como trabalhar imaginar pagar uma multa meu Deus que povo teimoso principalmente os velhos meu Deus esses que tem que ta em casa quer compra alguma coisa pede um de seus familiares que conviver com ele só Deus pra ter mi
Essa atitude bem característico de governos comunistas truculentos narcigista; Presscisamos reagir de forma organizada, inviabilizando essas ações arbitrária.
Olá aqui é a Lara oliveira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.