A PepsiCo iniciou nesta semana a doação de 6 toneladas de produtos de seu portfólio para o Mesa Brasil do Rio Grande do Sul no auxílio às vítimas das fortes chuvas e alagamentos que afetaram a região em decorrência da passagem de um ciclone extratropical, no início do mês. O estado está em situação de calamidade em 93 municípios e segue com previsão de chuvas. Mais de 340 mil pessoas foram impactadas, incluindo mais de 20 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, segundo dados da Defesa Civil. “Também estamos mobilizando nossos funcionários voluntários no Rio Grande do Sul para auxiliarem na logística das doações e realizando campanhas de arrecadação em 7 centros de distribuição de vendas no estado. Os itens serão doados para organizações que estão atuando na ponta, como a CUFA – Central Única das Favelas em Porto Alegre”, afirmou a diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo, Regina Teixeira.
Campanha de Voluntariado
A empresa ativou a campanha interna Give Together, em que os seus cerca de 11 mil funcionários(as) são convidados a realizar doações de itens emergenciais e/ou recursos financeiros, enquanto a Fundação PepsiCo, braço filantrópico da companhia, bonifica essas ações com a doação direta para organizações selecionadas – no Rio Grande do Sul será a CUFA. As doações realizadas pelos funcionários(as) são registradas pela plataforma de voluntariado da empresa e quanto mais pessoas participarem, maiores serão os valores destinados. “A solidariedade do brasileiro é algo inestimável e em momentos como esse precisamos nos unir para viabilizar uma ajuda emergencial para a população afetada e que ainda está vivendo os impactos das chuvas”, completou Regina.
“O Rio Grande do Sul e toda a população precisa de ajuda. Estamos aqui para fazer o que for preciso para colaborar com todos os irmãos que necessitam nesse momento. O apoio de empresas como PepsiCo é fundamental”, diz Kalyne Lima, presidente da CUFA Nacional.
A PepsiCo, que está há 70 anos no Brasil, mantém uma agenda perene de suporte humanitário apoiando organizações não governamentais em projetos sociais e emergenciais. Entre 2020 e 2023, foram destinados mais de R$16 milhões como investimento social privado para apoiar populações em situação de vulnerabilidade social no país.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.
Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre a CUFA
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura Hip-hop, promovendo a integração e inclusão social da favela. A CUFA foi fundada por Celso Athayde, que mesmo não estando na instituição, ainda segue como voluntário, e conquistou o prêmio do Fórum Econômico Mundial de Empreendedor de Impacto e Inovação de 2022, na cidade suíça de Davos, no qual a honraria é oferecida pela Fundação Schwab. A CUFA tem a Favela Holding como mantenedora, um grupo com mais de 20 empresas voltadas para a favela e que se tornou seu braço econômico. Inclusive, a organização chegou a vencer o Prêmio Caboré 2022, na categoria de serviço de marketing.
A CUFA está presente em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal, além de diversos países, incluindo os Estados Unidos, quando, em 2015, teve a sua Semana Global, na Organização das Nações Unidas (ONU), que concedeu à instituição três cadeiras: Habitação, Afrodescendência e Juventude. Nesta ocasião, foi inaugurada a sede da CUFA Global, no bairro do Bronx, em Nova York. Entre os principais projetos da instituição destacam-se a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o Top CUFA e a Taça das Favelas de Free Fire. A CUFA também é parceira social da Expo Favela Innovation, maior feira de negócios de favela do mundo, organizada pela Favela Holding.
A CUFA participou do projeto Strive da Mastercard que digitaliza centenas de milhares de microempresas em favelas de várias regiões do Brasil e do mundo. Além disso, teve ampla participação na criação dos Laboratórios de Inovação Social para o Programa Mulheres de Favela, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Impact Hub. Durante a pandemia do Covid-19, a CUFA, em parceria com a UNESCO, utilizou sua capilaridade para conectar a favela e o asfalto e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Através do programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas, físicas e digitais, e chips com internet gratuita garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisaram migrar para as aulas online. Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto chegou a impactar mais de 17 milhões de pessoas.
Essas ações, consequentemente, deram à CUFA o prêmio iBest, maior premiação do país no mercado digital, na categoria de ações sociais, e o prêmio MTV Miaw 2020, pela categoria Transforma Miaw Herói na Pandemia, o Prêmio Folha, entre outros. Em 2019, a CUFA ganhou o Prêmio Caio na categoria de eventos esportivos pela organização da Taça das Favelas, ano em que foi realizado pela primeira vez em São Paulo, cidade com o maior número de favelas do país. Em 2022, a instituição realizou mais um grande sonho que foi o acontecimento da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, que teve as suas grandes finais em novembro, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo em TV aberta.