Um estudo pioneiro realizado pelo Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), em colaboração com a Universidade Federal da Bahia (PGAli-UFBA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e o Centro de Inovação do Cacau (CIC), revelou as propriedades benéficas do mel de cacau. A pesquisa, liderada pela doutoranda Manuela Barreto, foi publicada em duas revistas científicas renomadas, Food Analytical Methods e Molecules, e recebeu um prêmio na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia.
A autora explica que o mel de cacau é um subproduto gerado na prensagem a frio das sementes de cacau antes do processo de fermentação. Este mel é rico em pectina, vitamina C, minerais e antioxidantes, sendo um produto ácido com altas quantidades de sólidos solúveis, açúcares e valor energético. Também apresenta altos níveis de zinco, magnésio e baixas quantidades de sódio.
O mel de cacau possui diversos benefícios para a saúde. O zinco presente no mel é essencial para a atividade de mais de 300 enzimas envolvidas na síntese de proteínas, reprodução e metabolismo de ácidos graxos. Estudos indicam que o zinco pode ajudar a reduzir a pressão arterial e controlar a glicose em pacientes com diabetes e doenças cardiovasculares. O magnésio no mel de cacau regula a função nervosa, alivia dores musculares, previne a osteoporose, alivia a azia e controla os níveis de açúcar no sangue.
Com um grande potencial comercial, o mel de cacau é utilizado na produção de suco congelado, bebidas alcoólicas, geleias, vinagre e como substituto do açúcar na fabricação de chocolates e sorvetes. Também está sendo pesquisado como matéria-prima para cosméticos naturais, incluindo cremes faciais e loções corporais hidratantes.
Fonte: agrolink
10 Comments
Uma pequena correção, não existe mel de cacau.Somrnte as abelhas é que são capazes de elaborar o mel.o cacau maduro produz a polpa através da prensagem que é feito o suco do cacau.Inclusive a legislação do ministério da agricultura não reconhece como mel,a polpa do cacau.
Exatamente, MAS, vivi em fazenda de cacau na minha pre adolescência e sempre se falou e se fala “mel de cacau”, erroneamente, claro, mas são habitos e costume. De qualquer firma a bebida é excelente, sempre que visito a região não abro mão.
A língua é do povo, já está esculpido na memória popular: “m
el de cacau”.
Prezamos muito pela pesquisa científica, mas mel quem produz são as ABELHAS.
Importante dizer que o Suco de cacau é feito através do processamento da polpa de cacau com adição de água, diferente do MEL DE CACAU onde os frutos são submetido a uma pressão controlada e as amêndoas não são danificadas.
Não façam tanta merchan o meu mel que tanto amo nativo da minha cidade (Ipiaú-Ba) vai ficar muito caro desse jeito
Mel de cacau é uma expressão utilizada por toda a região cacaueira, pode se falar que é o néctar do cacau que também e diferente da polpa de cacau.
Josely Sposito cacauicultor no município de Itacaré
Tenho conhecimento do mel do cacau. Pois eu tenho um pequeno plantio e faço o uso do mel
Eu nasci e cresci em região cacaueira, sou produtor e sempre conheci pelo nome “mel de cacau”
O nosso processo de extração não é prensado, colocamos as amêndoas numa “cama” inclinada de palha de banana e deixamos o mel escorrer até o recipiente coletor!!
Essa é a forma tradicional de extração do mel de cacau!
Pessoal … “Mel de cacau” é apenas uma analogia!! Não é para ser compreendido de forma literal.