"A produtividade por hectare pode ser muito baixa"
Cientistas do Centro de Pesquisa para a Conservação de Gana estão trabalhando para fazer com que a produção do cacau seja expandida. De acordo com Rebecca Ashley Asare, Diretora de Programas e Pesquisa do Centro, o setor responde por um quarto da renda externa de Gana, mas é vulnerável às mudanças climáticas e à degradação ambiental, e tem sido associado ao desmatamento generalizado.
"Há um enorme potencial para expandir a produção de cacau. A produtividade por hectare pode ser muito baixa, então há uma grande conversa sobre como melhorar a produção dos agricultores e, assim, aumentar a renda das famílias", comenta a pesquisadora que está à frente dos estudos.
A indústria é principalmente de pequena escala, cultivada em parcelas de poucos hectares, juntamente com óleo de palma e culturas alimentares. Para as famílias na região costeira próxima estudada pela equipe ECOLIMITS, o grão vendido aos comerciantes locais pode representar 70% a 90% de sua renda.
“Como resultado, o aumento do rendimento pode contribuir muito para aliviar a pobreza. Da mesma forma, qualquer falha expõe aqueles que estão no limite de uma catástrofe”, explica ela.
Enquanto plantas de cacau saudáveis tendiam a resistir à estação seca prolongada, as culturas de subsistência não resistiram. As famílias mais pobres, sem seguro ou acesso a bancos, foram levadas para as mãos de agiotas que poderiam tomar emprestado a 100% de juros. O que às vezes se seguiu, descobriram os pesquisadores, foi a perda de terras sob contratos locais de arrendamento.
Por: AGROLINK