Plano Inova Cacau: alavanca para consolidar o Brasil como origem de cacau sustentável para o mundo

Lançado no final do ano passado, o Inova Cacau 2030 é um plano estratégico com o objetivo unir todos os elos da cadeia para acelerar o desenvolvimento do setor produtivo e consolidar o Brasil como origem de cacau sustentável, com conservação produtiva e condições dignas de vida e trabalho.

Articulado pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) em parceria com o CocoaAction Brasil, o Inova Cacau começou a ser gestado no início de 2023, quando foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o CocoaAction e a Ceplac para a elaboração do plano. Durante todo o ano passado foram organizados workshops unindo as esferas públicas, privadas e
o terceiro setor para sua construção coletiva. Ele está dividido em duas fases: 1) Plano Estratégico (lançado em novembro 2023) e 2) Plano Tático-Operacional, sendo estruturado este ano.

São quatro os eixos do plano: 1) Econômico-Produtivo; 2) Social; 3) Ambiental e 4) Governança. Entre as metas do Inova Cacau até 2030 estão:

  • Atingir produção anual de cacau de 400 mil toneladas
  • Ter 30% dos produtores organizados em associações ou cooperativas
  •  Contemplar 30% dos produtores com assistência técnica
  •  Ter, pelo menos, 30% de mulheres e jovens envolvidos na produção
  • Eliminar o trabalho análogo a escravo e trabalho infantil no cacau
  • Disponibilizar 30 milhões de sementes de cacau ou mudas por ano
  • Expandir o acesso a crédito a R$ 250 milhões/ano
  • Promover reflorestamento através de modelos sustentáveis, como o sistema agroflorestal

No entanto, nada disso será possível sem a cooperação e envolvimento de toda a cadeia cacaueira. Sim, o Brasil tem tudo para se consolidar como origem de cacau sustentável para o mundo, mas só terá êxito se todos falarem a mesma língua. Como iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF) para promover a sustentabilidade, o CocoaAction tem feito este trabalho de articulação e diálogo entre os atores da cadeia desde 2018.

Inclusive, mobilizou representantes de todo setor para participar do Partnership Meeting, evento anual da WCF, que ocorreu em Amsterdã, em fevereiro. Na ocasião, o Plano Inova Cacau 2030 foi apresentado durante uma sessão sobre o Brasil, sendo recebido com otimismo por diversas empresas, entidades, organizações e fundos de investimentos internacionais presentes.

Agora o desafio do CocoaAction e da Ceplac é engajar toda a cadeia (esfera pública, privada e terceiro setor) na implementação do plano, que está alinhando com a agenda de desenvolvimento sustentável da ONU e pode impulsionar o Brasil a ganhar protagonismo no fornecimento de cacau sustentável, atendendo às novas demandas de mercado, incluindo a lei antidesmatamento
da União Europeia (EUDR).

Fonte: Equipe CocoaAction Brasil

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *