Políticas públicas aliadas ao desenvolvimento do cacau no Pará são destaque no “Chocolate Festival de Linhares”

Políticas públicas aliadas ao desenvolvimento do cacau no Pará são destaque no “Chocolate Festival de Linhares”

O Pará segue liderando a produção nacional graças às ações integradas entre governo e parceiros do segmento cacaueiro

O Pará se mantém como o maior produtor de cacau do Brasil. Os dados detalhados sobre a produção e as políticas públicas aplicadas no desenvolvimento do segmento no estado foram destaque no Fórum do Cacau, que integrou a programação do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Chocolat Festival), na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo e encerrado no último domingo (21).

Dados como área plantada e colhida, produtividade e valor de produção do fruto cultivado em solo paraense foram apresentados durante o evento. A explanação foi feita pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Ivaldo Santana, que coordena o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura do Pará (Procacau).

A produção do cacau no Pará é de 146. 409 toneladas com uma produtividade de 986 quilos por hectares, conforme esmiuçou Santana. Ele explicou que o número de produtores do ramo no Pará atualmente é de 28.700. O município de Medicilândia, localizado no sudoeste paraense, é o maior produtor de cacau do Brasil.

O Pará tem um pouco mais de 205 mil de área plantada e mais de 147 mil de área colhida. Os dados, conforme frisou o especialista, são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Sustentável- O engenheiro agrônomo informou, também, sobre as ações do Procacau da Sedap para fomentar a cadeia do cacau e do Funcacau, que é o fundo que gera recursos para o fortalecimento da produção e qualidade do cacau paraense. É através do Funcacau, por exemplo, que produtores e empresários do segmento participam de programações como festivais e salões do chocolate, conforme frisou Santana.

“O Procacau e o Funcacau são de suma importância para as ações de desenvolvimento sustentável das zonas de produção de cacau no estado do Pará”, assegurou o especialista.

A participação da Sedap na Política Integrada Territórios Sustentáveis, criada pelo governo estadual, também foi esmiuçada no Fórum do Cacau. Conforme relatou Ivaldo Santana, 5.370 produtores de cacau foram atendidos com a ação em mais de 45 municípios por meio de convênio.

O próximo Festival Internacional do Chocolate e do Cacau será realizado em Belém, no período de 22 a 25 de setembro. Fonte: Jornal Folha do Progresso

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *