O Carnaval nem tinha terminado e os supermercados já haviam começado a receber os tradicionais ovos de chocolate, marca registrada da Páscoa. A perspectiva dos revendedores é que de até a semana que vem as parreiras estejam montadas com as novidades produzidas pela indústria onde o produto ainda não está disponível. Mas, em ano de desaceleração econômica, a expectativa é que de as vendas sejam menores, já que os preços estão mais altos, entre 7% e 8% em relação a 2014.
O diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Marcos Rogetta, afirma que a preocupação com o cenário econômico atual atinge todos os elos da cadeia, partindo da própria indústria, que diminuiu a produção neste ano. Isso porque, além dos reajustes da matéria-prima e do peso da inflação, a concorrência com lojas especializadas em chocolates tem ficado mais forte. "A expectativa é de um volume de vendas entre 6% e 8% menor neste ano em relação ao ano passado", disse.
De acordo com a empresária Silvia Boldrina, do Serv Lar, apesar dos preços mais altos, a expectativa é positiva, mas a cautela é a palavra de ordem. Tanto que a empresa optou por comprar 20% menos neste ano em comparação com a Páscoa de 2014. "A decisão foi em função dos preços. Um ovo médio está custando cerca de R$ 40 e um pequeno, entre R$ 25 e R$ 30". A empresária está apostando na venda de caixas de bombom e novidades, como ovo de colher. "É chocolate do mesmo jeito, só que com um preço bem menor", afirma ela.
No Walmart, os primeiros ovos de Páscoa já chegaram. Entre os itens da sazonalidade, os ovos de menor gramatura devem ser os que apresentarão o maior incremento de vendas este ano. A expectativa do Walmart é registrar, em relação ao ano passado, um crescimento de 10% nas vendas de ovos de Páscoa com valores até R$ 5. Para isso a empresa investiu no aumento de sortimento e volume desse segmento, além de itens exclusivos, como produtos marca própria de 35g (R$ 2,48), e de 70g (R$ 4,48) licenciados Bambam e Pedrita, da família Flintstones.
Novidades
A indústria de chocolates aposta em novidades para manter o desejo dos consumidores pelos ovos de Páscoa. O grande lançamento da Chocolates Garoto é o Ovo Baton de Colher 73g. A novidade da Lacta é o Ovo Oreo 365g, com chocolate ao leite e pedaços de biscoito na casca. Da Nestlé, entre os destaques estão o Ovo KitKat 400g, recheado com pedaços de wafer crocantes cobertos com chocolate. A Cacau Show oferece 50 produtos exclusivos e 18 lançamentos. Fonte: Diário Web