Quarenta produtores de cacau da região de Medicilândia, no sudoeste do Pará, viajaram 2.860 quilômetros até Ilhéus, na Bahia, para participar da Expocacau 2025, um dos principais eventos da cacauicultura brasileira.
A caravana foi organizada pela Gencau, indústria 100% brasileira, especializada em ingredientes de cacau com origem controlada, que investiu cerca de R$ 350 mil para proporcionar a experiência. A viagem teve início na tarde da sexta-feira, 22 de agosto, e terminou ao meio-dia da segunda-feira, 25, após dois dias e meio
na estrada. Para muitos participantes, o trajeto também foi marcado por descobertas pessoais — entre elas, a primeira vez em que viram o mar.
Durante a feira, os agricultores tiveram acesso a palestras técnicas e novidades em manejo sustentável, clones produtivos, insumos biológicos e tecnologias aplicadas à produção de cacau. Entre os viajantes estava Leomar Vieira, produtor de Medicilândia reconhecido internacionalmente após conquistar a medalha de ouro no Cocoa of Excellence Awards, premiação que destaca as melhores amêndoas do mundo.
De acordo com a Gencau, a seleção dos 40 produtores levou em conta a fidelidade comercial com a empresa e a capacidade produtiva de cada um. “Essa ação é uma forma de valorizar a parceria e incentivar os produtores que acreditam no potencial do cacau paraense. Foi nossa primeira experiência com uma expedição desse porte e já estamos planejando outras oportunidades de capacitação e integração”, destacou Lucas Cirilo, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da Gencau.
Os participantes retornam para suas comunidades com novos conhecimentos, motivação para expandir a produção e maior acesso às tendências nacionais do setor. A iniciativa faz parte de um compromisso da Gencau em aproximar os produtores da Amazônia das principais inovações da cacauicultura brasileira, e assim fortalecer o desenvolvimento regional, consolidando o Pará como um dos pólos de destaque na produção de cacau de qualidade