Programa 'Territórios Sustentáveis' vai atender 100 produtores de Mojuí com ações de fomento à produção de cacau

Para potencializar a cadeia produtiva do cacau no município, 100 produtores rurais serão atendidos pelo Programa “Territórios Sustentáveis” (TS) em Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas, com ações de fomento à produtividade em suas propriedades. Desenvolvido no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o TS está sendo executado em parceria com a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

O “Territórios Sustentáveis” permitirá as ações de fomento à produtividade do cacau, beneficiando um hectare para cada produtor rural. A primeira etapa de execução do TS consiste em cadastrar os produtores e coletar solos para serem encaminhadas ao laboratório. Os cadastros já foram realizados em 12 comunidades rurais: Riacho Verde, Jatobá, Porto Alegre, Boa Sorte, Palhalzinho, Igarapé da Lama, Vista Alegre do Rio Moju, Corpus Christi, Piranha, Vale Verde, Faveira e São Miguel.

“O programa será fundamental para o cultivo de cacau em nosso município, pois irá promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da nossa região. Além disso, ajudará a manter a produção de cacau de forma sustentável, proteger o meio ambiente e melhorar as condições de vida dos agricultores e aproveitar oportunidades de mercado, ao mesmo tempo em que atendem às demandas dos consumidores por produtos sustentáveis”, afirmou o secretário de agricultura, Jailson Mesquita.

“A parceria da Semagri com a Sedap, através do Programa Territórios Sustentáveis, irá fortalecer a nossa agricultura. O cultivo sustentável de cacau em nosso município é de grande importância, pois promove o desenvolvimento econômico, a conservação ambiental, a qualidade do produto e o bem-estar das comunidades. Ao mesmo tempo, estaremos contribuindo para a recuperação de áreas degradadas e contribuindo com o meio ambiente”, destacou o prefeito Marco Antônio Lima.
 

Objetivo
 
O TS visa a recuperação de áreas degradadas através de implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), não sendo possível a abertura de novas áreas, segundo a Sedap. Cada produtor receberá mudas ou sementes de cacau e a análise de solo. Após esses resultados, receberão calcário e fertilizantes, de acordo com a necessidade. Além disso, os produtores receberão assistência técnica especializada e orientação para o cultivo e o uso sustentável da terra.

Lançamento – o lançamento do “Territórios Sustentáveis” no município de Mojuí dos Campos ocorreu na comunidade Riacho Verde. O encontro contou com a presença de produtores rurais e de autoridades locais, entre os quais, o prefeito Marco Antônio Lima e o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita e o vereador Jesanias Pessoa. Na ocasião, foram realizados o cadastramento dos primeiros agricultores no programa.

Fonte:G1

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Fernando Florencio (Ilheus-Bahia) disse:

    Excelente iniciativa de quem sabe o que veio fazer na vida pública. São pessoas deste nível e com esta visão do bem coletivo que deveriam compor a maioria da câmara de vereadores de Ilheus.
    Aproveito para sugerir ao nobre edil, um projeto retirando e acabando com todos os obstáculos nos passeios e calçadas da cidade. Tem até piquete feito de trilhos ferroviários. Como se não bastasse o desnível das calçadas
    Parabens Vereador Tandick.
    Fernando
    Ilheus\Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *