Samuel Amponsah, gerente da Divisão de Extensão de Ghana Cocoa Board (COCOBOD) Cocoa Saúde e Regional, tem incentivado os agricultores a abraçarem o programa de reabilitação de cacau manter suas fazendas livres de doenças.
Ele aconselhou os produtores de cacau a utilizarem plenamente o programa de rendimentos mais elevados durante a sua visita a algumas fazendas de cacau na Região Oeste.
A média de produção de cacau anual de Gana é de cerca de 800,000mt, um nível que, a COCOBOD está mantendo os esforços para aumentar com a introdução de uma série de intervenções, incluindo a distribuição de fertilizantes gratuitos, mudas híbridas, bem como a implementação da juventude em iniciativas de cacau.
Plantações velhas e doentes são responsáveis por baixos rendimentos nas produções. Estes dois fatores contribuem para quebra 40 por cento do total da produção de cacau em Gana, sendo fazendas com plantios velhos representam 23 por cento e 17 por cento é resultado de fazendas doentes.
Sr. Amponsah enfatizou que o COCOBOD está ampliando o programa para que os produtores de cacau possam substituir árvores velhas ou doentes por rolamento precoce, alto rendimento e mudas de híbridos resistentes à doença. Fonte: modernghana