Relatório de Impacto Ambiental da Ferrovia de Integração Oeste-Leste está disponível

A Prefeitura de Ilhéus disponibiliza em sua página oficial na internet o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da obra da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). O documento está disponível neste link http://goo.gl/hL0vMZ. A FIOL é um empreendimento do Governo Federal, executado por meio da estatal Valec Engenharia, com traçado estendendo-se entre os municípios de Figueirópolis/Tocantins e Ilhéus/Bahia, onde se integrará ao complexo Porto Sul, totalizando cerca de 1.500 km de extensão.

 

O RIMA é uma espécie de tradução dos estudos técnicos realizados acerca dos impactos ambientais favoráveis ou negativos à região do empreendimento. Ele é necessário para fomentar discussões com a sociedade, nas audiências públicas. De acordo com Alex Coutinho, gerente de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau) de Ilhéus, o estudo detalhado está disponível na sede da secretaria, localizada à Praça Dr. Antonio Vianna, s/n, Cidade Nova.

 

O relatório foi elaborado pela Oiko Pesquisa Aplicada. De acordo com a estatal responsável pela obra, a ferrovia integrará as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. A FIOL tem como objetivo principal interferir na matriz de transportes brasileira, substituindo, quando possível, o transporte rodoviário pelo ferroviário nas trocas de cargas entre o Oeste, o Centro e o Leste do País.

 

Nesse mesmo sentido, a FIOL também acumula um número elevado de funções essenciais: é uma ferrovia voltada à exportação: ao interligar o Norte (Tocantins e Maranhão), o Centro (Goiás) e o Nordeste (Bahia), no município de Ilhéus, proporcionando significativa redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *