A Receita Federal divulgou, na terça-feira (3), o calendário de liberação das restituições do Imposto de Renda 2015. O primeiro lote será pago no dia 15 de junho. A data é uma previsão da Receita, que ainda depende de confirmação. Pelas regras, os idosos (pessoas com mais de 60 anos) têm prioridade no recebimento das restituições, assim como contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave.
Depois desses contribuintes, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões. O valor das restituições é corrigido pela taxa básica de juros da economia, a Selic, a partir de 1º de maio até a data da liberação.
De acordo com o consultor de IR Rodrigo Melo, a vantagem de entregar a declaração logo no início é receber a restituição mais rápido. “Os primeiros lotes são liberados a partir de junho e se você entregar a declaração logo no começo, provavelmente, será restituído no início, junto com idosos e portadores de deficiência”, orienta o especialista.
Segundo o Fisco, assim como em anos anteriores, as restituições do Imposto de Renda deverão ser pagas em sete lotes tradicionais neste ano. A Receita Federal lembra que os valores das restituições são pagos nos lotes tradicionais somente se não houver inconsistências na declaração do contribuinte.
Caso haja algum erro, ou pendência, a declaração é retida em malha fina para verificação e só é liberada após correção ou apresentação de documentação pelo contribuinte. Fonte: Bahia Econômica