esta sexta (22/02) aconteceu o Resultado final do I Concurso Nacional de Qualidade de Cacau no auditório do Sebrae em Ilhéus (BA). Estiveram presentes todos os finalistas da competição e também importantes autoridades e representantes da cadeia produtiva do cacau.
O Concurso foi criado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil, um grupo formado por pesquisadores e especialistas em cacau e chocolate composto por diversas instituições técnicas como CEPLAC, CIC, Olam, Barry entre outras instituições. Este grupo tem como foco a promoção de uma cultura de qualidade voltada para cadeia do cacau, visando fomentar concursos e competições nacionais e regionais.
Cristiano Villela, presidente do comitê, aponta que o objetivo do concurso foi incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil. E também poder divulgar o cacau a partir dos chocolates especiais e promover este segmento junto aos consumidores.
O lançamento da competição ocorreu no dia 17 de setembro de 2018 e foi dividido em 3 etapas. A fase 01 com a Análise físico-química das amostras, realizadas no laboratório de classificação do Centro de Inovação do Cacau em Ilhéus – BA. A fase 02 com a análise química e sensorial de liquor realizada pelo comitê técnico, formado por técnicos especialistas do CIC, CEPLAC, Barry Callebault, Nestlé, OLAM , ABI, entre outros. E por fim, a degustação dos chocolates feita por 15 jurados convidados de grande peso do cenário de chocolate do Brasil, como Claudia Schultz, Luciana Lobo, Diego Badaró, Lucas Corazza e chefs como Helena Rizzo e Carolina Oda.
O resultado do concurso foi obtido a partir da média elaborada em que 70% foi proveniente dos resultados das amostras de liquor e chocolate dos jurados técnicos, 15% para os chocolates degustados pelo júri convidado, e 15% a partir de um questionário de sustentabilidade. Foram 54 inscritos no Concurso, e desses, 22 amostras foram selecionadas de todo o Brasil e 6 fazendas premiadas. As amêndoas foram divididas em duas categorias: a Blend, que é composta por lotes de amêndoas de cacau de mistura de híbridos ou variedade genética e Cacau varietal especial, composta por lotes de amêndoas de cacau de uma única variedade genética.
As amostras mais bem avaliadas da competição foram encaminhadas para o Salão do Chocolate de Paris.
Abaixo, confira os ganhadores do Concurso:
Na Categoria Varietal os ganhadores foram:
1º Márcia Fonseca – Faz. Santa Clara / ES – Variedade SJ02;
2º Rogério Kamei – Faz. Bonança / BA – Variedade BN34;
3º João Tavares – Faz. Leolinda / BA – Variedade Catongo;
Na Categorial Blend, os ganhadores foram:
1º Ervino Gutzeit – Faz. Panorama / PA;
2º Elci Gutzeit – Faz. Bom Tempo / PA;
3º Gleibe Luís – Faz. Maria Glória / BA;
Fonte: CIC
0 Comments
Garanto que esse Hermano é o menos culpado. Ele não administra a Prefeitura e não faz pagamebtos. Bem feito para quem só criticava as gestões anteriores e falou uma empresa de Ilhéus.
É o ocaso de uma administração absurdamente incompetente e inoperante, delegada a pessoas estranhas aos interesses de Ilhéus.
Espero que os ilheenses lembrem disso nas próximas eleições.
Troca de empresa
Mais independente da chuva a cidade de Ilhéus é conhecida como a cidade do lixo, fico com vergonha quando chega parentes e conhecidos de outros estados e tenho que trazer pra conhecer a cidade famosa de Jorge Amado , Gabriela e tantas praias lindas mais tao maltratadas pelos governantes.
Diferente de Porto Seguro , Morro de São Paulo e outras que não tem o litoral tao lindo como o de Ilhéus.
vergonha para governante de Ilhéus isso quero dizer o prefeito da cidade que não consegue fazer á limpeza agora imagine cuidar da parte administrativa
Vou dizer aqui a verdade sobre o lixo. Ele pertence a quem comprou. O lixo não é da Prefeitura, apenas ela facilita pra você um destino adequado. Quando você o coloca na rua, tem que ver se foi coletado, se não pegue de volta e coloca outro dia. Afinal de contas o lixo te pertence. Quando não é coletado espalha pela rua, você faz críticas e denúncias nas redes sociais. O responsável é quem foi no mercado e comprou. Pronto falei.
Em toda a cidade , ak em Olivenca foi a mesma coisa.
Na certa falta de pagamento…..
Sou goiana e amo visitar Ilhéus sempre que posso ,pois amo esta cidade! Por favor, cuidem deste paraíso. Não vejo a hora de acabar está pandemia para corrermos para Ilhéus. Ilhéus merece ser tratada com carinho por parte dos administradores. ????????????
Na Urbis o carro do lixo passa o dia que quer têm vez que leva até 2 a 3 dias!!isso têm que mudar pois todos os moradores de ilhéus paga imposto!!
Esse Edney que falou que o lixo é do morador,deve ser um porco,pois como a pessoa vai pegar o lixo porque o carro não passou que é obrigação para isso pagamos o imposto,e levar de volta pra dentro de casa,pega o seu e coloca no prato pra comer de volta, já que o lixo te pertence,imagine se essa criatura for um político,que espécie em, misericórdia de maluco basta o atual presidente!!e o prefeito na mesma pegada!!!me deixe viu!!!! é cada uma que agente têm que ouvir!!!animal!!!!
O prefeito Mario Alexandre,saiu a procura dos secretários dele em outras cidades,acho que ele acha que aqui só têm incompetente,ou é troca de favores,pois esse povo que tá aí não sabe nada das necessidades de ilhéus,abra o olho meu povo já viram a primeira vai pagar pra ver a segunda vez!!uma droga uma merda essa administração um desastre!!acabou com ilhéus!!
Cultura …… educação …… comprometimento do cidadão para com os demais !! Estamos longe de ser aquele cidadão engajado
Falta de gestão
Sou de Brasília e gostamos muito da cidade, este ano estivemos aí é achei Ilhéus muito abandonada. Uma pena!
Falta gestão.
Em tempos de pandemia que se vive e ainda o lixo , que o própria nome já diz tudo, não ser recolhido pelo órgão que é responsável sim pelo recolhimento do mesmo, é um crime contar a saúde pública e muito irresponsabilidade. E as taxas que pagamos, servem pra que mesmo? Afffffffffffff
A cidade estar toda nadando no lixo…e isso por conta da falta de coleta do lixo que não passar diariamente durante a semana. Que é obrigação da limpeza pública. E vem um tal de Edney Lapa, falar besteira, deve ser uma mula. Lixo, não é pra retornar pra dentro de casa e sim recolhido pro destino, através do serviço pra isso contratado. Falam tanto do:coronavirus e tantes vírus, fungos e outros, espalhados no ar, por meio da poluição dos lixos nas ruas da cidade. Me economize, viu?
O cidadão já faz a sua parte pagando os impostos, a coleta é direito básico de saúde ao cidadão e mais uma vez este governo deixando a desejar, demonstrando descaso com a sociedade Ilheense que tb ainda não aprendeu a votar. Até quando os cidadãos pagarão pelos maus governantes de Ilhéus, tristeza.