Revelados os vencedores do Concurso de Qualidade do Cacau em Linhares

O vencedor, Emir Filho, explicou que o mais importante nesse prêmio é o legado que se pode deixar para inspirar outros produtores a buscar o melhor

O produtor Emir de Macedo Gomes Filho garantiu o primeiro lugar na “Categoria Linhares”, na 5ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau, que revelou os vencedores na última quinta-feira (19). Na “Categoria demais municípios do Espírito Santo”, Carlos Tatagiba Martins, de Cachoeiro de Itapemirim, levou o título de campeão e também o “Destaque Estadual”.

Com nota final 7,6, Emir Filho explicou que o mais importante nesse prêmio é o legado que se pode deixar para inspirar outros produtores a buscar o melhor e trabalhar com qualidade, agregando valor e melhorando a renda da propriedade. O produtor levou para casa o prêmio no valor de R$ 3.000,00, assim como Carlos Tatagiba Martins, que venceu na Categoria demais municípios do ES, recebendo nota final 7,7, mas esteve presente no evento.
“Esse resultado é a valorização do trabalho e reconhecimento do que a gente vem fazendo. Todo resultado é proporcional ao tamanho do esforço que fazemos. Enfrentamos muitas dificuldades, mas vencemos com trabalho e determinação. Lágrimas não substitui o suor, então, temos que acreditar no que fazemos, trabalhar com amor para obter conquistas como esta. Vamos continuar trabalhando com sustentabilidade, gerando riqueza e emprego para o nosso município”, disse Emir.

No concurso foram inscritas 50 amostras, 29 na categoria Linhares e 21 na Categoria Demais Municípios. “Cada vez mais produtores participando mostra que o concurso está no caminho certo. Vocês produtores são a chave do sucesso do programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, e gostaria que essa experiência dos finalistas fosse repassada aos demais produtores e, assim, fazermos com que o cacau, símbolo do nosso município, alcance patamares cada vez maiores. Fico feliz em saber que mais cinco produtores conquistaram o reconhecimento de sua Indicação Geográfica, pelas boas práticas e qualidade do fruto, marcando o Cacau de Linhares no mercado nacional e internacional”, destacou o vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.
Também estiveram presentes no evento representantes dos governos estadual e federal, do legislativo municipal, de instituições e empresas ligadas ao setor cacaueiro, e de associações de produtores e sindicatos da região.

O concurso é uma realização da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, da Prefeitura Municipal de Linhares e da Chocolates Garoto, com o apoio do Incaper, Ceplac, Sicoob, Sebrae, Faes / Senar / SRL, Centro de Inovação do Cacau (CIC), Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE), Acau, Apropeba, Coopercau, Cargill, Kubit e a organização do Instituto Ampliê.
Fonte: Site Linhares 


Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *