Segundo relatório semanal elaborado pela TH Consultoria, as entradas de cacau em amêndoas de todas as regiões produtoras permaneceram baixas e, de acordo com o analista, já é praticamente impossível para a safra principal da Bahia atingir a meta original de 1 milhão sacas.
“Com apenas 10 semanas restando até o final da temporada, seriam necessárias entradas semanais médias de mais de 25.000 sacas para chegar a este resultado. Com efeito, já é questionável se um total de 900.000 sacas conseguirá ser alcançado”, informa o analista.
A quebra na safra está sendo atribuída, especialmente, as condições climáticas do Estado que passou um período longo de estiagem e foi prejudicial para as lavouras, ocasionando perdas de bilros e frutos e consequentemente na quebra da safra.
Ainda de acordo com o relatório, às entradas de cacau dos outros estados, registou um aumento: “o aumento aparente resulta da correção de subdeclarações feitas nas semanas anteriores”, diz o relatório.
Entre os dias 15 a 21 de fevereiro o total de sacos (60kg) de cacau em amêndoas da Bahia foi de 13.710. Os demais estados produtores chegaram a 8.727 sacos. Fonte: Mercado do Cacau