Transporte será disponibilizado para levar os produtores de cacau do interior.
Um seminário, com o tema "Cacau em Rondônia: Novas Tecnologias e Perspectivas", será realizado em Ouro Preto do Oeste (RO), município a cerca de 340 quilômetros de Porto Velho, nesta sexta-feira (15). As inscrições serão realizadas na hora do evento, gratuitamente. No local, serão apresentadas novas cultivares vindas da Bahia.
De acordo com o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cacildo Viana, será disponibilizado o transporte até Ouro Preto do Oeste e alimentação para os produtores de cacau dos municípios de Ariquemes, Buritis, Jaru, Mirante da Serra, Urupá e Teixeirópolis. Os ônibus estarão dispostos em frente aos escritórios da Ceplac e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) de cada município citado.
O superintendente da Ceplac conta que o estado é um dos quatro maiores produtores de cacau do Brasil, porém, tem capacidade para estar entre os dois primeiros no ranking. "Temos uma produção de 5 mil toneladas por hectare, mas Rondônia tem capacidade de produzir 15 mil toneladas. Buscamos novas alternativas para implantar nos próximos cinco anos, cerca de 50 mil hectares", afirma Viana.
As cultivares vindas do Nordeste são uma variedade certificada no Ministério da Agricultura e podem ser indicada para qualquer região que se produz cacau no Brasil. O seminário terá início às 8h30. Fonte: Globo Rural