Senador discute revitalização do cacau no Brasil

Produtores, pesquisadores, extensionistas rurais e prefeitos de áreas produtoras de cacau em Rondônia, Bahia, Pará e Espírito Santo se reuniram nesta terça-feira, 01, com o senador Acir Gurgacz (PDT/RO), para discutir o futuro da produção de cacau no Brasil. Eles reivindicam a aprovação de uma política nacional para o cacau, o PL 4107/2019, e o fortalecimento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) como órgão de pesquisa e extensão do setor.

O senador Acir Gurgacz, que sempre apoiou os produtores de cacau, e é o relator do PL 4107/2019, se comprometeu em apresentar seu parecer favorável ao projeto na próxima sessão da Comissão de Agricultura do Senado, prevista para esta quarta-feira, 02. O senador também vai apresentar um requerimento para realização uma audiência pública para debater com o governo e a sociedade o futuro da CEPLAC, prevista para o dia 17 de outubro.

“A produção de cacau é importante para a agricultura familiar, para a geração de empregos no campo e na cidade, e precisa ser fortalecida com mais pesquisas, mais extensão e mais crédito para os produtores”, frisou Gurgacz.

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento (MAPA) indicam que foram produzidas no país em 2018, cerca de 180 mil toneladas de cacau, numa área plantada de 745 mil hectares. Essa produção movimentou cerca de R$ 14 bilhões no ano passado, gerando 4,5 mil empregos diretos nas fábricas envolvendo mais de 20 mil famílias no campor. fonte: o espiao

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *