Fundado em 11 de março de 1961, o Sindicato Rural de Ilhéus está prestes a completar 54 anos e mantêm vivo o objetivo de representar e defender os produtores rurais do município. Milton Andrade Júnior, que desde 2012 atua como presidente do Sindicato, conta que a relação com os produtores se dá por meio de palestras e cursos, bem como através das intervenções junto às instituições nas esferas municiais, estaduais e federais.
Em 2014 o Sindicato Rural de Ilhéus se destacou ao realizar cursos técnicos voltados para produtores e trabalhadores rurais, visando diminuir os custos e maximizar a produtividade.
Durante o ano também foi feita a representação dos produtores que serão desapropriados pelo Porto Sul no município de Ilhéus, o acompanhamento e representação dos produtores na questão indígena, além da representação dos produtores que buscam a solução do endividamento da lavoura cacaueira.
Projetos para 2015
Milton Andrade destaca que entre as ações planejadas para 2015 estão o incremento dos cursos e palestras técnicas, a participação nas questões do endividamento da cacauicultura, conflito indígena e Porto Sul, além do apoio à Indicação Geográfica do Cacau para Sul da Bahia e manejo da cabruca e o estímulo à legalização ambiental rural. Fonte: Mercado do Cacau