Somos Todos Cacau participa de reunião no MDIC

Representantes do Grupo Somos Todos Cacau participaram nesta segunda-feira (14) de um encontro em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC para dar seguimento as ações referentes à cacauicultura.

Segundo os participantes do encontro devido à ausência de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, uma nova reunião com o órgão será marcada, agora em Salvador, para alinhamento da previsão de safra de cacau na Bahia, com alinhamento de metodologia, uma vez que no estado do Pará a previsão já foi feita.

Ficou acertado nesta última reunião, que o MDIC, informará as respostas das consultas referentes à tributação do uso do Drawback Integrado junto a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. A Associação das Indústrias Processadoras de Cacau, por sua vez, irá informar sobre a equalização dos preços, pagamento de cacau por qualidade e suspensão das importações de cacau até março de 2016 solicitado pelo grupo na reunião anterior.

O cacauicultor Rui Souza, que esteve na reunião, disse que o encontro teve ânimos exaltados e foi em partes frustrantes: “Foram ditas todas as verdades cabidas, o clima em vários momentos foi acirrado. Creio que estamos caminhando para um desfecho sobre a utilização do drawback e importação, que certamente norteará as nossas ações a partir de 2016. A maior frustação foi a ausência da indústria chocolateira (que foi representada por uma assessora)”, concluiu. Fonte: Mercado do Cacau

 

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *