TFA: debate com produtores de cacau na Amazônia brasileira, peruana e colombiana

Representantes da cadeia produtiva do cacau na Amazônia brasileira, peruana e colombiana se reuniram na semana passada a fim de debater o posicionamento do cacau amazônico sustentável nos mercados globais. A reunião fez parte do 2º Diálogo sobre Cacau, encontro virtual promovido pela Tropical Forest Alliance (TFA), informou a entidade, em nota.

A Amazônia brasileira conta hoje com cerca de 18.500 produtores de cacau em área cultivada de 152 mil hectares, com produção de 135 mil toneladas de amêndoas/ano. Já na Amazônia peruana estão 138 mil cacauicultores, com produção média de 136 mil toneladas/ano. Os números da Colômbia se posicionam entre os dois outros países.

“Nos nossos diálogos, fica claro que o desenvolvimento sustentável do cacau amazônico e sua inserção mais destacada nos mercados globais está vinculada à consolidação de uma relação de confiança entre produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva”, comentou a diretora da TFA para a América Latina, Fabíola Zerbini. “É preciso também engajar outros stakeholders públicos e privados (governos locais, investidores, ONGs) para que os produtores possam contar com as ferramentas necessárias de infraestrutura, crédito e suporte técnico para melhorar a logística da produção e aumentar sua produtividade”, assinalou.

Ainda segundo a nota da TFA, os participantes da videoconferência concordaram que para o fruto se tornar um aliado de fato na conservação da floresta amazônica e resultar em fonte maior de ganho financeiro para as comunidades locais, é preciso incrementar os sistemas de rastreamento do cultivo, fomentar um maior aproveitamento da diversidade genética do fruto, e alcançar uma melhor gestão de qualidade da produção. Fonte: Isto é Dinheiro

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *