Três produtores de cacau do Brasil foram selecionados entre as 50 melhores amêndoas do mundo pelo 10º Cacao of Excellence (CoEx), principal competição de qualidade do mundo.
Os cacauicultores classificados para o ‘CoEx 2025’ têm origem direta da 6ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial, organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC) em 2024. A competição brasileira funciona como uma classificatória para o júri internacional, que recebeu nove amostras e selecionou três.
Em fevereiro de 2026, os três produtores selecionados vão concorrer nas categorias bronze, prata e ouro na final do prêmio, em Amsterdã, na Holanda.
Segundo o CIC, esse é o terceiro ano consecutivo que o Brasil tem a presença de três produtores na lista dos 50 melhores do mundo. Para esta edição, os finalistas foram escolhidos entre 191 amostras de 45 origens diferentes do mundo.
Finalistas
Um deles é um blend de cacau produzido em Itacaré, no sul da Bahia, por Cláudia Sá, campeã da categoria “mistura” do concurso nacional. Além dela, mais dois produtores do Pará vão representar o Brasil no concurso. Gilmar Batista de Souza, de Uruará, e uma amêndoa da variedade “Alvorada 01” do agricultor Leomar Silva Vieira, de Medicilândia.
Para Adriana Reis, especialista em análise sensorial e gerente de qualidade do CIC, a seleção brasileira reforça a posição estratégica do país no cenário internacional. “O CoEx é uma vitrine mundial para o produtor que domina cada etapa, do cultivo ao beneficiamento, e entrega amêndoas de altíssima qualidade”.
Confira aqui a lista completa dos 50 produtores das melhores amêndoas de cacau do mundo.
Concurso Nacional de Cacau Especial
O Concurso Nacional de Cacau Especial – Qualidade e Sustentabilidade é realizado anualmente. A cada dois anos, o evento integra o Comitê de Organizadores Nacionais e funciona como etapa classificatória para o Cacao of Excellence. Em 2025, a disputa chega à sétima edição, com 108 amostras de cinco Estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pará e Rondônia.
A competição distribuirá R$ 100 mil em prêmios entre os três primeiros colocados das categorias “mistura/blend” e “varietal”. Os vencedores serão anunciados no dia 6 de dezembro, em Cacoal (RO).
O evento é promovido pelo CIC em parceria com a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e, neste ano, o governo de Rondônia.