Juliana Ustra, desde março de 2021, quando lançou sua Expedição pelo Brasil do cacau e chocolate vem fazendo várias ações e “entregas” de seu projeto. Um destaque agora para o lançamento do MAPA SENSORIAL PARA EXPLORAÇÃO DO CHOCOLATE, de sua autoria. Ele foi apresentado nos eventos em São Paulo, na Bahia e tem suas fotos oficiais de lançamento dentro de uma roça de cacau. “Este mapa já nasceu itinerante” – anuncia Juliana Ustra.
“Desde que comecei em 2013 a fazer eventos de degustação de chocolates brasileiros, sentia falta de uma referência sensorial com bastante brasilidade para apresentar aos meus clientes. Durante todo este tempo de trabalho vim compilando minhas observações e produzi então um mapa, onde as referências para aromas, sabores e sensações estão em outro formato, mais fluido, representando de forma lúdica a dinâmica das moléculas do chocolate derretido. Todos interligados, simultâneos e com bastante cores.” – comenta Juliana, que é engenheira química de formação.
Quanto às cores, ela teve um aporte criativo de sua filha Clara, que aos 11 anos, viajou por 30 dias junto à mãe pelo sul da Bahia, e observou que cada fruto de cacau tinha uma “paleta” de cores única. A menina brincando com as cores em imagens que ela mesma registrou nas fazendas, extraiu estes conjuntos de cores e presenteou a mãe. Logo, a autoria da ilustração também está creditada para Clara Ustra da Costa.
Já sobre as referências, Juliana tratou de incluir elementos de diversos biomas brasileiros, onde há especificidades para flores, frutas, especiarias. O objetivo é que brasileiros de qualquer origem possam se sentir “representados”, a partir de frutas comuns de cada território e seus hábitos alimentares. Pode ser visto, por exemplo, no conjunto de frutas amarelas, o “butiá”, uma fruta bastante típica no bioma Pampa, junto ao cajá, que está presente mais ao nordeste brasileiro. A meta de Juliana é a cada viagem poder incluir outros elementos de mais biomas visitados.
Este Mapa Sensorial e outros produtos oficiais da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil podem ser adquiridos e o lucro tudo é revertido para viabilizar mais viagens e demais ações do projeto. É uma forma importante da comunidade se sentir parte deste projeto, e principalmente se aproximar ainda mais destes elementos sensoriais para o nosso chocolate brasileiro. E claro, ter em mãos uma ferramenta para fazer em casa suas explorações gastronômicas com chocolates.
Saiba mais sobre a Expedição Cacau e Chocolate do Brasil:
É uma jornada de infinitas experiências que culminará na produção de um livro sobre o tema. É escrito em primeira pessoa por Juliana, a partir das vivências onde estão as origens do cacau brasileiro e as principais iniciativas de produção de chocolate bean to bar e tree to bar no país. Fazendas de cacau centenárias, produções com alta tecnologia, fábricas de chocolates, eventos, entre outras expressões do cacau e derivados estão neste roteiro. É um relato realista, trazendo informações sobre situações inusitadas, experiências gastronômicas e turísticas, e muitas conversas com quem efetivamente faz o cacau e o chocolate serem possíveis.
Juliana Ustra – gaúcha, apaixonada por cacau e chocolate do Brasil, leva nesta bagagem dez anos estudando, vivendo este tema e se especializando neste mercado. Engenheira química, com 23 anos de atuação em consultoria, ela desenvolve desde 2013 um projeto chamado Chocolate no Brasil, através do qual realiza eventos de degustações de chocolates tree to bar e bean to bar exclusivamente brasileiros. Em inúmeras situações já atuou em eventos gastronômicos, em Festivais Nacionais, eventos em vinícolas, com a harmonização de chocolate com vinhos, e também com outros alimentos brasileiros, como azeites de oliva e queijos.
Serviço:
Como acompanhar a viagem:
– Instagram @chocolatenobrasil
– Linkedin: Juliana Recuero Ustra
– Blog chocolatenobrasil.blogspot.com.br
– Twitter: @JulianaUstra
– Youtube: Projeto Chocolate no Brasil
– como adquirir o Mapa Sensorial e outros produtos da Expedição: no whatsapp 53 991024514 com Juliana Ustra.