Uma xícara de cacau pode protegê-lo dos efeitos negativos dos alimentos gordurosos reconfortantes em momentos de estresse, de acordo com uma nova pesquisa.
Segundo especialistas, as escolhas alimentares que as pessoas fazem quando estão sob estresse podem afetar o impacto desse estresse na saúde do coração.
No entanto, um pequeno estudo descobriu que comer cacau rico em flavanol (um ingrediente chave do chocolate) juntamente com alimentos gordurosos pode moderar os efeitos dos alimentos no corpo.
Os flavanóis são compostos encontrados em certos alimentos e bebidas, como maçãs e chá, e têm vários efeitos benéficos, incluindo a regulação da pressão arterial e a proteção da saúde cardiovascular.
Para as pessoas que têm maior probabilidade de optar por uma guloseima com alto teor de gordura quando estão estressadas ou porque é rápida ou conveniente, uma xícara de cacau minimamente processado ou chá verde pode “fazer uma diferença real” para sua saúde.
Dr. Catarina Rendeiro, professora assistente de nutrição na Universidade de Birmingham e autora principal, disse: “Sabemos que quando as pessoas estão stressadas, tendem a gravitar em torno de alimentos ricos em gordura.
“Mostramos anteriormente que alimentos gordurosos podem prejudicar a recuperação vascular do corpo após o estresse.
“Neste estudo, queríamos ver se adicionar um alimento rico em flavanol a uma refeição rica em gordura aliviaria os efeitos negativos do estresse no corpo”.
Num estudo anterior, investigadores de Birmingham descobriram que alimentos ricos em gordura podem afetar negativamente a função dos vasos sanguíneos e o fornecimento de oxigénio ao cérebro, enquanto os flavonóis – encontrados em abundância no cacau e no chá verde – podem proteger esta função durante períodos de stress diário.
O cacau pode proteger contra os efeitos negativos dos alimentos gordurosos durante o estresse, descobriu um estudo (Nick Ansell/PA)
Dr. Catarina Rendeiro, professora assistente de nutrição na Universidade de Birmingham, acrescentou: “Esta investigação mostra que beber ou comer alimentos ricos em flavanol pode ser usado como estratégia para reduzir o impacto de más escolhas alimentares no sistema vascular. .
“Isso pode nos ajudar a tomar decisões mais informadas sobre o que comemos e bebemos em momentos de estresse”.
Para o estudo, os pesquisadores deram a 23 adultos saudáveis dois croissants amanteigados com 10g de manteiga com sal, 1,5 fatias de queijo cheddar e 250ml de leite integral no café da manhã, juntamente com uma bebida de cacau com alto teor de flavonóides ou uma bebida de cacau com baixo teor de flavonóides.
Após um período de descanso de oito minutos, o grupo foi solicitado a realizar um teste mental de matemática que foi acelerado por oito minutos, alertando-os caso acertassem a resposta.
Durante o descanso e o teste, os cientistas mediram o fluxo sanguíneo no antebraço, a frequência cardíaca e o oxigênio no corpo.
Eles descobriram que a tarefa estressante causava um aumento significativo na frequência cardíaca e na pressão arterial – semelhante ao estresse da vida cotidiana.
Os pesquisadores também descobriram que comer uma refeição gordurosa com uma bebida com baixo teor de flavonóides durante o estresse reduziu a função dos vasos sanguíneos, durando até 90 minutos após o evento estressante.
No entanto, a bebida de cacau com alto teor de flavanol evitou o declínio da função dos vasos sanguíneos após o estresse e o consumo de gordura, concluiu o estudo publicado na revista Food And Function.
Especialistas dizem que as pessoas deveriam procurar cacau em pó minimamente processado nos supermercados e, se o cacau não for sua bebida preferida, existem outras maneiras de obter doses mais altas de flavonóis, como chá verde, chá preto e frutas vermelhas. .
Jet Veldhuijzen van Zanten, professor de psicologia biológica na Universidade de Birmingham e autor do estudo, acrescentou: “A vida moderna é estressante e o impacto do estresse na nossa saúde e economia está bem documentado, por isso podemos fazer quaisquer mudanças. proteger-nos de alguns sintomas de estresse é positivo.
“Para aqueles que tendem a procurar uma guloseima quando estão estressados, ou precisam de comida reconfortante porque têm um trabalho de alta pressão ou têm pouco tempo, fazer algumas dessas pequenas mudanças pode fazer uma diferença real.”
Fonte: tech4fan
1 Comment
Os deuses estavam certos.