Vírus ameaça futuro do cacau e chocolate

 Um vírus, conhecido como “cacao swollen shoot virus disease”, está dizimando plantações de cacaueiros na África Ocidental, região responsável por cerca de metade da produção mundial de cacau.

Gana e Costa do Marfim, países da África Ocidental, são os principais produtores de cacau, e o vírus está se alastrando rapidamente por essas regiões. Estima-se que as perdas de colheita já cheguem a 50%, o que coloca em risco a renda de milhares de agricultores e o futuro do chocolate como o conhecemos.

O vírus é transmitido por pequenos insetos chamados cochonilhas, que se alimentam das folhas, flores e brotos dos cacaueiros. As cochonilhas podem se espalhar pelo vento ou serem transportadas por formigas, infectando novas árvores e disseminando a doença rapidamente.

Combate ao vírus: desafios e soluções

Em teoria, vacinar as árvores contra o vírus seria uma forma de combatê-lo. No entanto, as vacinas são caras e inacessíveis para muitos agricultores, além de reduzir a produtividade das árvores vacinadas.

Uma solução promissora vem de um estudo recente que propõe a criação de um “escudo” de árvores vacinadas ao redor das plantações não vacinadas. Esse escudo funcionaria como uma barreira, impedindo a propagação do vírus para as áreas não protegidas.

Fonte: mercadodocacau

*com informações tempo

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

1 Comment

  1. En Mérida Venezuela hubo un fuerte ataque de la cochinilla rosada y se implementó la barrida con brochas de las cochinillas, las cuales eran recogidas en Valdés o tobos y luego sumergidas en gasoil antes de desecharlos en fosas. Luego se incineraban.
    Estoy es laborioso , pero ayuda a mantener la población de los insectos polinizadores.
    La acción preventiva es practicar podas oportunas , control de hormigas, evitar acumulación de hojas secas en las ramas formando colchones, mejorar la ventilación interna en la plantación y asesorarse en la prevención y diseminación delos virus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *