Segundo informações da Reuters, existe um plano de mercado, que visa mudar as operações de cacau em bolsa. Segundo as fontes a intenção é que os contratos futuros de cacau em euro recebam o apoio dos processadores para modificar os contratos feitos atualmente em libras esterlinas.
Os grupos ICE Futures Europe e CME Group tentam implantar um contrato baseado nos atuais para acabar com atuais. Os grupos esperam que as grandes processadoras, a exemplo, da Cargill e Barry Callebaut acolham as novas operações, uma vez que ambas, tem operações na zona.
O centro do plano é criar oportunidade de redução de custos, mas segundo um trader, existe um grande entrave para as novas operações: "O problema é que eles precisam de outras pessoas para jogar. Eles não podem fornecer a liquidez por conta própria", informou.
Os especuladores, que respondem por grande parte do volume nos mercados futuros, são suscetíveis a continuarem a apoiar os contratos baseado em libras esterlina e dólar, porque são mais líquidos, pelo menos inicialmente.
"Os mercados (euros) têm de atrair o interesse de especuladores. Isso vai levar tempo e confiança. Eles poderiam cair porque há falta de especulação", disse um corretor de cacau. Com informações da Reuters.