Agricultores e empreendedores de Marituba terão capacitação sobre cultivo e beneficiamento do cacau

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do cacau e impulsionar o mercado de chocolates artesanais no município, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) oferece dois cursos de capacitação voltados para agricultores, artesãos e empreendedores.

As capacitações ocorrem nos dias 21 e 28 de março e antecedem o Festival do Chocolate, evento que acontecerá em abril no município.

O primeiro curso, “Plantio e Práticas no Cultivo do Cacau”, será realizado no dia 21 de março, às 9h. A formação tem como objetivo ensinar técnicas de plantio e manejo sustentável do cacau, preparando os participantes para a produção de alta qualidade e incentivando a geração de novas fontes de renda.

Já no dia 28 de março, também às 9h, acontecerá o Curso de Beneficiamento e Produção de Cacau e Chocolate. Nesta capacitação, os participantes aprenderão sobre o processamento do cacau e a produção de chocolates artesanais, com foco na comercialização de produtos durante o Festival do Chocolate e em outros mercados.

Ambos os cursos serão realizados na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). As inscrições para os cursos podem ser realizadas por meio do telefone: 91 98737-0399. As vagas são limitadas.

A iniciativa visa estimular o empreendedorismo local e agregar valor à produção agrícola da região. “O cacau tem um grande potencial econômico, e queremos que os produtores e empreendedores locais tenham acesso ao conhecimento necessário para transformar essa riqueza em oportunidades de renda”, destacou o secretário da Sedeter, Fernando Braun.

O Festival do Chocolate, que ocorrerá em abril, será uma vitrine para os participantes dos cursos, proporcionando um espaço para exposição e comercialização dos produtos desenvolvidos durante as capacitações.

Fonte: marituba.pa.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário