Barry Callebaut revela que 60% dos consumidores preferem produtos naturais

07 de janeiro de 2022 — Millennials e Gen Zers, de 18 a 44 anos, estão ativamente procurando por alimentos e vegetais natuais, concluiu um novo estudo global encomendado pelo fabricante de chocolate suíço Barry Callebaut . Eles verificaram hábitos e atitudes de compradores na Europa Ocidental, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.

“Os consumidores esperam que cada marca tenha uma opção baseada em frutos naturais. Isso vem de veganos, vegetarianos, mas também de flexitaristas e não veganos”, disse Sofia Popova, diretora de marketing da EMEA Food Manufacturers na Barry Callebaut, à FoodIngredientsFirst.

Uma pesquisa, envolvendo mais de 3.200 participantes, mostrou que 60% dos entrevistados esperam que as marcas de alimentos ofereçam uma opção baseada em vegetais e frutas naturais, em comparação com 43% para a Geração X e os Boomers, com idades entre 45 e 75 anos.

“Hoje, apenas 45% estão satisfeitos com as alternativas de chocolate ao leite que encontram nas prateleiras. No momento, tudo se resume a oferecer uma variedade de texturas e sabores. Guloseimas verdadeiramente indulgentes podem fazer parte da expansão das prateleiras baseadas em frutas naturais, tanto na loja quanto na cozinha dos consumidores ”, destaca Popova.

Uma pesquisa semelhante realizada na Europa Ocidental em 2020, mostrou que apenas 25% dos entrevistados consumiam opções de chocolate vegano ou à base de plantas naturais, relata a empresa. No final de 2021, esse número havia aumentado para quase 64% dos consumidores que consumiam produtos de chocolate à base de frutos naturais.

A pesquisa da Barry Callebaut analisou a indulgência à base de plantas em confeitaria, padaria, pastelaria e sorvete.
Globalmente, as principais motivações para experimentar chocolate à base de produtos naturais são saúde, sabor e variação dietética. Apenas 12% dos entrevistados escolheram produtos de confeitaria à base de plantas devido a alergias. 

A pesquisa do consumidor mostra que a base natural é a mais forte alegação quando comparada aos posicionamentos vegano, vegetariano, sem laticínios e sem lactose. As alegações de produtos sem lactose e sem lactose “apenas” reúnem 16% de apelo em comparação com outras alegações restritivas de produtos lácteos.

Popova explica: “Vimos a demanda por alimentos naturais se acelerando e queríamos entender melhor os motivadores por trás, como e se as motivações do consumidor diferem e evoluem em todo o mundo.”

Metade dos entrevistados escolheu saúde e sabor como principais motivações para seu consumo, antes do clima e do bem-estar animal.

“Em 2020, fizemos pesquisas semelhantes e a solicitação de guloseimas à base de  produtos naturais, foi significativamente menor. Vemos que o sabor e a variedade são gatilhos importantes para ir para um tratamento à base de plantas, os flexitaristas são de longe o grupo líder em impulsionar a demanda e “à base de plantas” é a alegação mais apreciada em comparação com veganos ou sem laticínios “, enfatiza Popova. .

Adquirindo o sabor

No Reino Unido, saúde, sabor e variedade são bem avaliados. Globalmente, as principais barreiras para comer chocolate de base vegetal são as preocupações com o sabor, os preços altos e a falta de conhecimento. No entanto, o preço é a prioridade absoluta no Reino Unido.

A pesquisa mostra que um terço dos consumidores globais está disposto a pagar mais por uma opção à base de produtos naturais. A Geração Z e a Geração Y, que constituíram 42% dos entrevistados, estão mais preparados para fazer isso do que as gerações anteriores.

Cerca de 59% dos consumidores do Reino Unido com idades entre 18 e 44 anos esperam que as marcas de alimentos ofereçam uma opção baseada em vegetais e 42% estão dispostos a pagar mais por isso. “Isso é o que as marcas precisam ter em mente para que suas inovações baseadas em plantas tenham sucesso”, diz Popova.

As tendências de saúde pessoal  impulsionaram a categoria de confeitos desde o início da pandemia COVID-19. O chocolate continua sendo o principal lanche da pandemia COVID-19 , com quase 90% dos consumidores dos EUA comprando alguma forma de chocolate. 

Aproximadamente 61% dos entrevistados em pesquisas de consumo gostariam de uma variedade maior de sabores e texturas interessantes. 
Dois terços dos Millennials e da Geração Z estão interessados ??em uma oferta mais ampla. Da mesma forma em outros segmentos, uma das principais motivações para consumir à base de plantas é experimentar algo novo. No Reino Unido, 69% dos entrevistados acreditam que mais sabores e texturas devem ser disponibilizados no chocolate ao leite à base de plantas.

Barry Callebaut revelou recentemente uma solução de chocolate sem laticínios e à base de plantas para a categoria de salgadinhos doces , compostos livres de laticínios, que são feitos em instalações de produção totalmente segregadas que não lidam com laticínios.

O estudo analisou a indulgência à base de plantas em confeitaria, padaria, pastelaria e sorvete. Menos de 50% dos entrevistados estão satisfeitos com a oferta atual de chocolate ao leite à base de plantas, enquanto 61% gostariam de uma variedade maior de sabores e texturas interessantes. Chefs internacionais criaram uma variedade de chocolates à base de plantas e criações de confeitaria para a loja pop-up de artesanato de plantas veganas de Barry Callebaut.         

A loja pop-up de confeitaria vegana
Barry Callebaut abrirá uma loja pop-up online de artesanato em 10 de janeiro para celebrar o Veganuary e o “boom baseado em plantas”. A loja vai oferecer mais de 50 iguarias em confeitaria, padaria, bebidas e sorvetes para clientes B2B.

Barry Callebaut introduziu o Plant Craft em 2020, uma variedade de ingredientes do chocolate ao cacau e nozes, recheios e decorações para criações vegetais indulgentes. “Essa é a gama que vamos continuar ampliando nos próximos anos”, explica Popova.

“Entramos em contato com 17 chefs em todo o mundo e pedimos a eles que criassem iguarias indulgentes à base de plantas que pudessem encantar os flexitaristas mais exigentes. E voltaram com mais de 60 bombons, tabletes, biscoitos, muffins, sorvetes e bebidas à base de plantas ”, diz Popova.

 Fonte: Food Ingredients

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *