A história do cacau no Brasil já passou por altos e baixos, mas os esforços recentes dessa cadeia no País para recuperar a produção já são vistos com otimismo pela comunidade internacional.
Recém-nomeado para a diretoria executiva da Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês), o belga Michel Arrion disse ao Valor que acredita que o Brasil deve liderar o crescimento de produção em todo o mundo, ao menos pelas próximas cinco safras.
As safras de cacau do Brasil têm sofrido nos últimos anos com a longa seca que abateu o Nordeste e derrubou os índices de produtividade na Bahia. Ao mesmo tempo, a produção do Pará vem demonstrando franco crescimento, com o apoio da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplacc).
A estimativa da ICCO é de que a produção brasileira aumentará a uma taxa de 2,6% ao ano entre a safra atual (2018/19, iniciada neste mês) e a safra 2022/23.
Se essa estimativa estiver correta, o Brasil deve atingir quase 200.000 toneladas de cacau em cinco temporadas, contra a produção de 180.000 toneladas no ciclo recém-iniciado (2018/19), segundo estimativa da Associação Nacional da Indústria Processadora de Cacau (AIPC). O setor almeja alcançar 400.000 toneladas daqui dez anos.
Uma das principais razões para o otimismo de Arrion com o futuro da produção brasileira é a estratégia do país de utilizar a produção de cacau em conjunto com a floresta para atingir as metas de redução de emissões de gases estabelecidas pelo Acordo de Paris.
“No Brasil, o cacau é cultivado em conjunto com outras espécies, de forma a criar um sistema agrícola sustentável, conhecido como cabruca. E parece que o governo brasileiro pretende satisfazer parte de seus compromissos junto ao Acordo de Paris elevando a participação do sequestro de carbono pelo sistema agrícola da cabruca”, disse o diretor executivo da ICCO, em entrevista por e-mail.
O plano de crescimento no Brasil é acompanhado por outros países da América Latina, sobretudo por Equador e Peru, cujos governos têm atuado ativamente para elevar a produtividade da cacauicultura.
O Equador estima que pode sair das atuais 290.000 toneladas de cacau por ano e alcançar 400.000 toneladas em dez anos. Nesses países, a produção avança devido ao caráter empresarial da cultura.
“Isso contrasta com África, Sudeste Asiático e Oceania, onde os produtores são pequenos e desorganizados”, disse Arrion. Para ele, não há necessariamente pressão da cultura sobre novas áreas na América Latina, dado o potencial para elevar a produtividade.
O diretor avalia que outras regiões do mundo também conseguirão aumentar sua produção, mesmo com um modelo mais “artesanal”, o que deve manter a atual fatia da América Latina em 16%. No entanto, ressalta que a região deve se tornar fonte importante de cacaus finos, um nicho em ascensão.
“Há demanda crescente por chocolate de alta qualidade, fino e de origem, que vai ajudar a sustentar a produção de cacau na América Latina”.
Outras origens que devem ficar só um pouco atrás no crescimento da produção global devem ser Costa do Marfim e Nigéria, com altas anuais de 2,3% e 2,2% nas próximas cinco safras, afirmou o diretor da ICCO. Ele também está otimista com a produção da Malásia e Indonésia.
Todas essas projeções, porém, não levam em conta o agravamento das mudanças climáticas. Estudos já indicam que isso pode colocar em risco a produção mundial. Arrion admite que é possível que o cacau tenha de migrar a outras regiões como consequência disso.
Fonte: Valor Econômico
0 Comments
Eternas recordações de sua passagem entre nós, sempre presente nos momentos de nossas dificuldades. Esteja com Deus querido amigo pois você sempre estará em nossos corações.
Mais um Santo no Céu.Que. Deus o tenha em seu Reino Celestial . Amém
UM SER MUITO ESPECIAL, TINHA MUITO AFETO E ADMIRAÇÃO COM A SUA PESSOA. ENFIM, PESSOAS BOAS JAMAIS SERÁ ESQUECIDA, NOSSO SENHOR RECEBEU MAS DE UM PASTOR DE LUZ NO SEU SANTUÁRIO. DESCANSE EM PAZ E NA CERTEZA DE MUITOS QUE CONVIVERAM ETERNAS SAUDADES!!!!
Lamento o passamento do Padre João Oiticica. Que Deus o receba em Sua Sagrada Morada e perdoe-lhe os pecados.
Meu amigo há uns 40 anos…só deixou saudades…conhecedor profundo da nossa Bíblia Sagrada e da Nobre Maçonaria. Abraços pnde estiver à direita de Nosso Eterno e Único Pai e Criador…
Descanse paz padre
Deus o receba esta em bom lugar agora
Guardei no coração seus ensinamentos, você fez de mim um ser humano melhor!
Te amarei sempre meu grande orientador espiritual!
Vai com Deus e nossa senhora!!
Até breve!
Disse Jesus eu sou o caminho a verdade e a vida , quem crê em mim jamais morrerá!