Momentos como esse que estamos passando nos lembram como somos mais fortes quando trabalhamos juntos. Este é o pensamento por trás do anúncio de uma doação, feito pela indústria de cacau e chocolate em maio, para ajudar a combater o coronavírus. Mais de 30 organizações contribuíram com a doação, incluindo indústrias, associações, governos e a sociedade civil, para ajudar os mais vulneráveis da cadeia do cacau: os produtores e suas famílias.
Essa doação, organizada pela Fundação Mundial do Cacau (WCF), se soma a inúmeras ações individuais de empresas, apoiando os planos nacionais de emergência dos governos na África Ocidental, Ásia e América Latina, incluindo o Brasil.
Como parte das ações no Brasil, estão a doação de EPIs para unidades de saúde de regiões cacaueiras na Bahia e Pará, e a produção de áudios informativos, com orientações de prevenção à COVID-19, para serem compartilhados com produtores de cacau, através de mídias sociais e rádio.
Os áudios são curtos e trazem mensagens importantes relativas à saúde, higiene e prevenção. Serão 6 episódios, um novo a cada semana. O primeiro veja AQUI – Cacau contra a COVID-19 – Episódio 1.
Sem dúvida, o mundo do cacau e do chocolate sairá dessa crise com parcerias reforçadas em toda a cadeia, e um renovado senso de propósito e responsabilidade no que tange à sustentabilidade.