A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reforçou seu pedido de ajuda aos produtores de cacau no Brasil, que, advertiu, podem se tornar vítimas de concorrência desleal de produtores externos.
Ela pediu ao Ministério da Indústria e Comércio para que seja revisado o regime de importação de cacau, de modo a evitar prejuízo ao mercado interno.
Lídice também defendeu a reestruturação da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira, a Ceplac, considerando que a instituição está sob ameaça.
A senadora também mencionou a preocupação dos produtores de cacau com a possibilidade de ocorrência de novas pragas vindas do exterior.
Ela salientou que a cultura cacaueira no Brasil está em recuperação, e uma nova praga pode causar uma nova crise devastadora no setor. Lídice também pediu a aprovação de projeto de sua autoria que estabelece um percentual mínimo de cacau no chocolate produzido no Brasil, medida que, segundo ela, aumentará a competitividade do produto no mercado internacional.
— Que o nosso produto, o produto nacional, tenha condições de concorrer com o produto importado de outros países que vêm fabricar aqui no Brasil um chocolate que, no seu país, eles não têm coragem de vender
Acompanhe, abaixo, o pronunciamento da senadora.