A fabricante e varejista de chocolates Cacau Show coloca no mercado um novo modelo de franquia para atrair investidores com menos recursos e com interesse em obter retorno no curto prazo. Trata-se de uma micro-franquia para venda de sorvetes, cafés e chocolates da marca. O novo modelo complementa a estratégia de distribuição da companhia, composta atualmente por lojas próprias, lojas de franquia e venda direta.
O modelo demanda um investimento inicial de R$ 42 mil para aquisição de um quiosque no formato de carrinho. A perspectiva de retorno do investimento é de 18 meses. No modelo de loja de franquia, o investimento inicial gira em torno de R$ 130 mil (sem incluir o ponto) e o prazo de retorno varia de 18 a 24 meses.
Marcelo Martins, diretor de expansão da Cacau Show, disse que a meta da companhia é acelerar o desenvolvimento da distribuição de sorvetes, negócio lançado em dezembro do ano passado e que demandou investimento da ordem de R$ 5 milhões. De acordo com o executivo, a linha de sorvetes responde hoje por aproximadamente 10% das vendas da Cacau Show. A previsão é chegar a 15% até o fim de ano.
Martins também disse que o quiosque deve atingir locais de grande fluxo de pessoas e onde a companhia não possui loja, como universidades, hipermercados, shoppings e galerias comerciais. “É um jeito de chegar mais perto do consumidor e de atrair o empreendedor com uma opção de investimento mais acessível”, disse Martins.
O executivo afirmou que o número de pessoas interessadas em abrir lojas diminuiu neste ano, devido à recessão. Existe preocupação entre empreendedores em investir no momento em que o varejo apresenta queda de 5,3% no acumulado de 12 meses até fevereiro e 95 mil lojas foram fechadas no país em 2015.”A situação está difícil. Mantemos o plano de abrir 233 lojas neste ano, mas houve queda de cadastro de empreendedores procurando um negócio novo. Tivemos que rever o orçamento e oferecer uma opção mais adequada ao cenário atual”, afirmou Martins. A Cacau Show possui atualmente 2.004 lojas abertas.
Em relação aos quiosques, a expectativa da companhia é atrair franqueados para 40 quiosques neste ano em todo o país. A empresa também trabalha com vendas diretas de chocolates e conta com aproximadamente 3 mil revendedores. “Estamos buscando opões para continuar crescendo em vendas. Hoje, as vendas ‘mesmas lojas’ [em unidades abertas há mais de um ano] crescem na casa de um dígito. Excluindo a inflação praticamente não há crescimento”, disse Martins. Em 2015, a receita da Cacau Show cresceu 10,8%, chegando a R$ 2,66 bilhões. Fonte: Valor