Cacau, um importante alimento funcional

O cacau é conhecido há séculos e servia como fonte de energia e poder aos índios Astecas, Maias e Incas que o consumiam antes de irem para a guerra, tamanha a vitalidade que este alimento lhes causava.

Alimento rico em antioxidantes, o cacau combate o excesso de radicais livres, melhora a saúde mental, além de proporcionar um envelhecimento saudável e melhorar da beleza da pele.

Composto por uma grande quantidade de catequinas, polifenóis e flavonoides que entre outros benefícios melhoram a viscosidade do sangue prevenindo doenças cardiovasculares, na redução de LDL colesterol e melhora do HDL colesterol, ajudam na queima de gordura, no controle da pressão arterial e melhora da imunidade.

De sabor muito agradável pode ser combinado de muitas formas. Quando em pó, o cacau pode ser utilizado em shakes, batido com frutas e até acrescido de mel e cereais ou castanhas. O cacau em pó pode ser utilizado antes da atividade física como estratégia para melhorar o rendimento.

Os Nibs são pedaços dos grãos de cacau, têm textura crocante e sabor marcante que remete, vagamente, aos grãos de café torrados, são interessantes para serem acrescentados em cookies, shakes ou sobre docinhos de cacau e frutas como cobertura crocante.

Com os grãos do cacau é feito o chocolate, alimento que pode ser muito saudável quanto maior for o teor de cacau na sua composição. O bom chocolate é aquele composto por no mínimo 50% a 70% de cacau, podendo até ter uma maior quantidade do mesmo. De igual importância é conferir o rótulo deste alimento para saber sobre o restante da composição, como açúcares e gorduras que são adicionados no processo de fabricação.

Alguns chocolates têm castanhas, frutas, gengibre ou pimenta na sua composição, o que só agrega valor nutricional, pois terá os benefícios das boas gorduras e também ação anti-inflamatória e antioxidante destes alimentos.

Quanto mais claro o chocolate, menor o teor de cacau e maior será a proporção de açúcar e gorduras em sua composição, tornando este alimento muito calórico e gorduroso e, portanto prejudicial à saúde. O chocolate branco não possui os benefícios citados, pois é feito a partir da manteiga de cacau e não contem as sementes do mesmo.

O chocolate diet deve receber especial atenção pela pequena quantidade de cacau, alto teor de gorduras e adoçantes artificiais.

Tal como faziam os povos antigos é interessante consumir pequenas porções de cacau diariamente. Para degustar não se deve encher a boca de chocolate, mas sim uma pequena porção que, após derreter na língua estimulará a produção de serotonina, gerando uma sensação de bem estar e grande energia.

Trufinhas Crocantes de Cacau

Ingredientes:

2 banana nanicas amassadas

2 colheres (sopa) de flocos de quinua

2 colheres (chá) de cacau  em pó

2 colheres (café) de mel

2 colheres (chá) de Nibs de cacau

Cacau em pó somente para passar os docinhos prontos.

Preparo:

Coloque numa panelinha antiaderente todos os ingredientes, exceto os nibs. Leve no fogo baixo, mexendo até desprender do fundo da panela. Após desligar o fogo acrescente os nibs de cacau, mexa bem e faça bolinhas, passe pelo cacau em pó e coloque em forminhas de docinhos. Vale a pena conferir. Fonte: G1

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *