Cacauicultor propõe fechamento do Porto em protesto contra importação

 

O ex-presidente do Instituto Pensar Cacau (IPC) e cacauicultor, Águido Muniz, propõe uma manifestação pacífica com todos os cacauicultores para o fechamento do Porto de Ilhéus, no intuito de protestar contra as importações de cacau que estão chegando e como uma alternativa de “forçar” as compras de cacau da região. 

 

“Esta foi uma alternativa que eu, particularmente, pensei para tentar aliviar essa situação. É a primeira vez que vejo este cenário na cacauicultura, nós temos o cacau e não temos a quem vender, é lamentável”, contou o produtor em entrevista ao Mercado do Cacau. 

 

Ainda não há data confirmada da chegada de uma nova carga de cacau oriunda de países africanos, mas já é confirmada essa nova importação. O cacauicultor considera o país autossuficiente na produção de cacau, visto que, a safra está sendo recorde de produção. 

 

Águido Muniz diz que na última ação de protesto no Porto (2013), os produtores tiveram êxito: “Durante o protesto que fizemos no Porto, ainda estávamos lá e, recebemos uma ligação e já saímos do protesto com uma audiência marcada em Brasília”, lembrou.  

 

O setor enfrenta uma crise nas vendas do cacau em amêndoas (veja aqui) e preocupa os produtores. Fonte: Mercado do Cacau

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Juarez Moreira Costa disse:

    eu gostaria de saber quando foi fundada essa café polar em Ilhéus pois tenho lembranças boa eu passava bem em frente e sentia o cheiro de café delicioso época muito boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *