Alguns produtores de cacau na Região Ashanti estão ameaçando uma manifestação contra o Ghana Cocoa Board alegando extorsão contínua dos oficiais que administram o programa de pulverização em massa de cacau.
Os agricultores das regiões de Atwima Amponowa, Mankraso, Ahafo-Ano do Sul, Atwima Nwabiagya e Amansie Oeste estão exigindo que COCOBOD altere os supervisores da manipulação da distribuição e pulverização de suas fazendas de cacau nas áreas citadas.
Segundo eles, os supervisores responsáveis pelas verbas de demanda de distribuição não estão indo pulverizar suas fazendas, apesar de o exercício ser totalmente financiado por COCOBOD para o benefício dos agricultores de forma gratuita.
Um dos agricultores lamentou que: "estas ações que estão deixando de ser feita pelo funcionário, encarregado da distribuição e pulverização afetará negativamente os níveis de produção, basicamente no período em que começa a colher a safra e isto vai ser uma grande perda para nós e para o governo”. Os agricultores suspeitam que o exercício esteja sendo feito em regiões politizada para o benefício dos agricultores com boas relações com o governo.
O COCOBOD diz que os agricultores que tiverem provas relacionadas às acusações levantadas, podem ir ao escritório, para que sejam tomadas as medidas necessárias imediatamente. Fonte: Modernghana