Cadastro cobre 81,69% da zona rural

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou um boletim extra consolidando os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no país até 5 de maio. Conforme o boletim, 324,995 milhões de hectares, ou 81,69% da área passível de cadastro (de um total de 397,836 milhões de hectares), foram inseridos na base do sistema. Em número de propriedades rurais, isso significa 3,242 milhões.Por região, a Norte cadastrou 98,053 milhões de hectares, ou mais de 100%, da área, correspondentes a 435.032 imóveis rurais. A Região Sudeste vem em segundo lugar, com 80,88%, ou 45,597 milhões de hectares, e 767.645 imóveis rurais cadastrados. Em terceiro, o Centro-Oeste tem 78,82% da área cadastrada, ou 102,372 milhões de hectares e 307.327 imóveis rurais. Em quarto lugar, vem o Sul, com 64,74% do território rural passível de cadastro inserido no CAR, ou 27,048 milhões de hectares e 929 231 imóveis rurais. Por fim, vem o Nordeste, com 59,44% da área cadastrada, equivalente a 45,214 milhões de hectares e 609.665 propriedades rurais.

Quando o CAR for finalizado – ele foi prorrogado na quinta-feira, pelo governo federal, até 5 de maio de 2017, para propriedades com até 4 módulos fiscais -, provavelmente todos os porcentuais ultrapassarão 100% de área prevista para cadastro, a exemplo do que já ocorreu no Norte do país e em alguns estados, como São Paulo. Isso porque o SFB/MMA toma como base para calcular a área cadastrável os dados do Censo Agropecuário de 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta década, a área agropecuária do país sofreu significativas modificações e se expandiu, como no Norte do país, assim como o número de propriedades aumentou em relação a 2006.
Para chegar a um número o mais fiel possível do total da área cadastrada, o MMA também tem de levar em conta os números fornecidos por estados que optaram por ter sistemas próprios de preenchimento – Tocantins, Ceará e São Paulo (cujos sistemas são próprios mas já estão integrados ao CAR nacional), e Rondônia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais (cujos sistemas ainda estavam sendo compatibilizados com o CAR nacional).

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