CAN prevê crescimento da produção de cacau da Nigéria

A produção de cacau da Nigéria provavelmente irá alcançar 295.000 toneladas este ano, um aumento de 5,4 por cento da última temporada, após as chuvas em outubro e novembro que ajudou a formação dos bilros, informou o chefe da Associação Cacau da Nigéria (CAN).

A temporada de cacau na Nigéria, quarto maior produtor do mundo, vai de outubro a setembro, com uma colheita principal de outubro a fevereiro e uma produção menor ou safra intermediária que começa em abril ou maio e vai até setembro.  "Nossa previsão inicial era uma queda, estávamos à espera de 240.000 toneladas. Mas dois meses de clima favorável têm crescido os bilros. Isso é o suficiente para nos dar um aumento na produção", disse o presidente da Associação de Cacau da Nigéria (CAN), Sayina Riman.

A temporada passada produziu 280.000 toneladas, menos do que a anterior que foi de 300.000 toneladas. O tempo mais seco em 2014/15 prejudicou o desenvolvimento da colheita intermediária, comentou Riman.  No entanto, a Organização Internacional do Cacau (ICCO) fornece estimativas muito mais baixas da produção de cacau na Nigéria. A empresa prevê a produção da última temporada em 210.000 toneladas.

Riman não deu uma razão para a discrepância. Números de produção do governo nigeriano também são significativamente mais elevadas do que a ICCO estima.  Os agricultores estavam otimistas para a principal cultura por causa das últimas chuvas, que poderia empurrar a safra 2015/16 até março, disse ele, acrescentando que os cacaueiros perderam muitos frutos anteriormente, devido à seca. Mas a precipitação intermitente com luz do sol desde outubro estava ajudando as amêndoas.

"O cacau está florescendo agora e trazendo novas folhas. Essas flores a maioria irá produzir a partir de Fevereiro / Março", disse Emmanuel Ajayi, que é dono de fazenda de cacau de cinco hectares no Estado de Ondo, principal produtor da Nigéria. Com informações da businesswiseng.com. Edição: Mercado do Cacau 

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *