Caraguatatuba Recebe Palestra para Impulsionar a Cacauicultura Paulista

No próximo dia 13 de março, quarta-feira, às 9h, a cidade de Caraguatatuba será palco de uma palestra enriquecedora sobre o Programa CACAU SP. O evento, que ocorrerá no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, é resultado da colaboração entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Liderado pela equipe Regional de São José do Rio Preto, o Programa CACAU SP tem como principal propósito impulsionar a adaptação, geração de renda, divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos no Estado de São Paulo. Uma das estratégias inovadoras adotadas é o cultivo integrado de culturas, uma prática que otimiza o uso eficiente dos recursos disponíveis, como solo, água, mão de obra, máquinas e equipamentos. Essa abordagem não apenas maximiza a produção, mas também reduz os riscos econômicos, permitindo o cultivo simultâneo de diferentes culturas na mesma área.

O evento é aberto a todos os interessados, que podem se inscrever através do link: Inscrições Palestra CACAU SP.

O Programa CACAU SP teve seu início em 2014 e, desde então, vem ganhando destaque como uma alternativa econômica, social e ambiental viável no estado. Com a colaboração da Secretaria de Agricultura, por meio da CATI, a área plantada com tecnologia cresceu significativamente, atraindo produtores de diversas regiões que enxergam no setor cacaueiro uma oportunidade de investimento.

A iniciativa resultou na criação do Programa CACAU SP, materializado por meio de um Protocolo de Cooperação entre a SAA, a CATI, institutos de pesquisa da APTA e o Ministério da Agricultura. Para fortalecer a instalação da cadeia produtiva de cacau de forma organizada no Planalto Paulista e regiões litorâneas, o Programa conta com a valiosa parceria do ITAL. Este instituto desempenha um papel crucial no desenvolvimento de máquinas e na adaptação de tecnologia para a produção cooperativa de chocolates finos pelos produtores. Os chocolates de alta qualidade, certificados com o selo do CACAU SP, não apenas agregam valor ao produto final, mas também impulsionam o crescimento sustentável da cacauicultura no Estado de São Paulo.

Fonte:mercadodocacau

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *