Cargill anunciou que havia chegado a um acordo para comprar o negócio de chocolate da ADM por $440 milhões em setembro 2014, um acordo que irá contribuir para que a Cargill amplie a liderança na produção do chocolate industrial, passando a frente da Blommer, mas ainda vai continuará atrás do líder de a Barry Callebaut no volume de vendas.
Cargill aceita condições
O negócio ADM da Cargill incluí inicialmente três fábricas de chocolate, na América do Norte – Milwaukee (Wisconsin.), Hazleton (Penn.) e Georgetown (Ontario) e três unidade de produção de chocolate e compostos na Europa – Liverpool (Reino Unido), Manage (Bélgica) e Mannheim (Alemanha). Cargill confirmou que vai alienar a fábrica alemã.
Mais de 650 funcionários da empresa de chocolate da ADM agora serão transferidos para a Cargill.
Investigação da Comissão
Na sua investigação, a Comissão disse que a operação proposta "eliminar um concorrente importante e reduzir a escolha de fornecedores adequados nos mercados já concentrados, poderia levar a aumentos de preços, especialmente para cliente de pequeno e de médio porte".
No entanto, a Comissão observou que a presença forte no mercado da Barry Callebaut na Bélgica, França e Reino Unido não causarão problemas de concorrência nestas regiões.
A Comissão considerou ainda que há preocupações de concorrência da posição da Cargill no mercado de cacau e no chocolate, já que não havia um número suficiente de fornecedores alternativos.
A Cargill tem agora que superar todos os obstáculos regulatórios para poder finalizar o negócio, mesmo depois de receber autorização prévia do negócio do Departamento de Justiça dos EUA. Com informações da Confectionery