CEPLAC DIVULGA AVANÇOS NA PROPAGAÇÃO DO CACAUEIRO

Em live, intitulada “Avanços tecnológicos na propagação vegetativa do cacaueiro” a ser transmitida pelo canal Enagro-Youtub, nesta terça feira 25 de maio, as 19:30 com palestra proferida pelo pesquisador da Ceplac e professor da Uesc, George Andrade Sodré, será a quinta edição da série de webinars produzidas pela Ceplac com a sólida participação da Enagro, intitulada “Pesquisa e Inovação para a Cadeia Produtiva do Cacau”. Um assunto extremamente importante, pois, todos sabem que a base para formação de um bom pomar é o uso de mudas de qualidade.

Nesse contexto, a palestra tratará das diversas técnicas de propagação vegetativa do cacaueiro, com foco na produção de mudas com uso de estacas proveniente de ramos ortotrópicos, que têm como principal vantagem a necessidade mínima de podas de formação, reduzindo sensivelmente os custos com mão de obra na implantação do cacaual. Com o seu uso, obtém-se também planta com arquitetura semelhante as plantas seminais, mas com esgalhamento bem mais baixo, facilitando o manejo e a colheita. No processo de formação da muda são também muitas as vantagens dos ramos ortotrópicos, como maior número de estacas por ramo, maior rapidez de enraizamento e alta percentagem de pega na enxertia.  Dentre outras tecnologias de propagação a serem tratadas merece destaque a embriogênese somática. Trata-se de um sistema de cultura de tecidos que usa partes florais (pétalas e estaminóides) para produção de embriões geneticamente idênticos.

Portanto vale muito a pena conferir essa live não só pela importância e atualidade do assunto, mas também por que será tratada por um dos melhores especialistas do país, que vem conduzindo e orientado uma gama de pesquisas sobre o assunto, mas também pela larga experiencia que tem na aplicabilidade dos resultados em campo. 

CLIQUE PARA ASSITIR:  https//youtu.be/DyDeUTHFyek 

Fonte: Ceplac

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *