Ceplac envia amostras de cacau do Brasil para concurso no Salão do Chocolate em Paris

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac,  enviou 10 amostras de cacau brasileiro fermentado e seco, representando as origens genéticas e geográficas de suas regiões, para participação no Prêmio Internacional de Cacau (ICA) e Prêmio Cacau de Excelência (CoE)  que serão anunciados no Salon du Chocolat em Paris, em outubro de 2015,  na Fança. O objetivo principal destes concursos é promover origens de cacau de elevada qualidade, sendo esta iniciativa apoiada por instituições internacionais de pesquisa, fabricantes de chocolate e organizações ligadas à cadeia produtiva do cacau.

Amostras enviadas por produtores baianos, paraenses e capixabas, totalizando 78 unidades, foram selecionadas com respeito a qualidade em análises físicas, sensorial de aroma e prova de corte pela Seção de Controle de Qualidade Vegetal (Secoq) da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus do Centro de Extensão (Cenex), enquanto as análises químicas foram feitas pelo Laboratório da Seção de Tecnologia e Engenharia Agrícola (Setea) do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec). Em Paris serão transformadas em líquor de cacau e avaliadas por um júri composto por fabricantes de chocolate, jornalistas gastronômicos internacionais, e especialistas no assunto, representantes de organizações ligadas ao setor. A partir desta seleção serão indicadas 50 amostras de cacau de origens geográficas (“terroirs”) e genéticas de todo o mundo que representam a melhor diversidade de perfis de qualidade e sabor.

 

Cada produtor enviou duas amostras para o Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Euclides Neto (Fabrica de Chocolate) do Cepec, localizado na Superintendência da Ceplac na Bahia,  juntamente com as informações sobre a variedade do cacau, origem, clima, tipo de solo, práticas culturais empregadas, método de colheita, fermentação, secagem e beneficiamento.  As amostras finalistas de alta qualidade de diferentes origens, com interessantes atributos de sabor, serão transformadas em chocolate para concorrerem no “International Cocoa Awards”.  Os atributos sensoriais dominantes nas amostras serão avaliados e a amostra que atingir maior pontuação de qualidade global, será reconhecida na celebração da diversidade do cacau.

 

O objetivo desta iniciativa é ampliar a oferta brasileira de cacau de qualidade, dando ênfase à conservação e valorização da diversidade. Nas últimas edições deste concurso, o Brasil foi o país com o maior número de amostras finalistas, recebendo dois prêmios “Cacau de Excelência”. Estes feitos vêm contribuindo para a promoção internacional do cacau de qualidade, fortalecimento da imagem do cacau brasileiro no mercado e realização de negócios por parte dos produtores. De acordo com a pesquisadora da Ceplac/Cepec, Neyde Alice Bello Marques Pereira, do Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica, desde que a Ceplac passou a apoiar e incentivar este trabalho, cada vez mais novos produtores brasileiros vêm se destacando em concursos nacionais e internacionais, o que reflete o compromisso crescente dos mesmos com a qualidade.

 

Este ano foram selecionadas amostras de cacau dos produtores mencionados a seguir, conforme ordem alfabética: i) Edmond Chemmes Ganem, Fazenda Nova Aurora, Ilhéus, Bahia;  ii) Gedaíldes Benício de Carvalho, Fazenda Xinguara, Medicilândia, Pará; iii) Guilherme Moura, Fazenda Santa Maria, Camacã, Bahia;  iv) João Nicolau Loff, Fazenda Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, Tucumã, Pará.; v) José Ailton Pinheiro, Fazenda Vitória, Itagibá, Bahia; vi) José Carlos Maltez de Sousa Bastos, Fazenda Limoeiro, Itacaré, Bahia; vii) José Geraldo Sousa de Almeida, Fazenda Riachuelo, Ilhéus, Bahia; viii) Lúcia de Souza Leão Spínola, Fazenda Pingo de Ouro, Ilhéus, Bahia; ix) Maria Ângela Cabral Magalhães, Fazenda São Roque, Itagibá, Bahia; x) M. Libânio Agrícola S.A., Fazenda São José, Gandu, Bahia. Fonte: Ascom Ceplac 

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *