O cacau indo muito além do chocolate: suco do mel da fruta, nibs e até cauchaça foram produtos expostos durante a 10ª edição do Chocolat Bahia – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que aconteceu entre 18 e 22 de julho no Centro de Convenções de Ilhéus.
Durante os cinco dias, o evento atraiu 65 mil pessoas – sendo que 20 mil apenas no sábado (21) – e movimentou R$ 15 milhões em negócios, contando com 120 expositores, sendo 42 marcas regionais de chocolate de origem. A 10ª edição cresceu ainda mais se comparada com a de 2017, que teve público de 60 mil e movimentou R$ 10 milhões. “Decidimos apostar na produção de amêndoas de cacau de qualidade e de o chocolate de origem, com alto valor agregado. O festival é uma espécie de vitrine, que está dando um novo impulso à economia regional”, afirma Marco Lessa, idealizador do projeto e organizador do evento.
Além dos expositores, o público que foi ao Centro de Convenções de Ilhéus pôde conferir cursos de capacitação, debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais, entre eles, Chloé Doutre (autora do livro The Chocolate Connaisseur), Abner Ivan (premiado chef confeiteiro especialista em chocolateria) e Lucas Corazza (jurado no programa Que Seja Doce – GNT -, especialista em chocolate e formado na França).
Cacau e o turismo
Durante o festival – que já entrou no calendário turístico e econômico da cidade – houve ocupação de 90% da rede hoteleira de Ilhéus, sendo de 100% nos principais hotéis. “A implantação da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, torna acessível aos turistas a experiência de acompanhar o processo de produção do chocolate, que vai desde as plantações até a seleção e secagem das amêndoas e sua transformação em chocolate”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.
A primeira estrada temática da Bahia compreende fazendas de cacau, fábricas de chocolate, áreas preservadas de Mata Atlântica, casarões históricos e gastronomia, às margens das rodovia Ilhéus-Uruçuca e Jorge Amado, que liga Ilhéus à Itabuna. Os segmentos envolvidos estão passando por processos de capacitação e captação de negócios, através de parceria com o Sebrae. Entre as fazendas abertas à visitação estão Provisão, Riachuelo, Capela Velha, Yrerê e o pioneiro Chocolate Caseiro de Ilhéus.
Para o secretário de turismo, o evento dá visibilidade à Costa do Cacau e atrai visitantes e profissionais especializados de todo o mundo. A Secretaria do Turismo, junto com outros órgãos governamentais, vem trabalhando o chocolate da Bahia como um novo produto para divulgação turística do estado.
O presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia, Gerson Marques, aposta na produção de chocolates e no turismo rural. Ele recebe cerca de 2.500 turistas por ano na Fazenda Yrerê, às margens da Rodovia Jorge Amado. “As pessoas começam a se identificar com as nossas marcas de chocolate e ainda há muito que avançar, porque somos cerca de 50 produtores de chocolate num universo de 30 mil produtores de cacau”, ressalta.
Bahia Descobre a Bahia
Outra novidade lançada no evento foi o Bahia Descobre a Bahia, projeto que visa estimular o turismo interno no estado e passa por grandes centros em 2018.
Com a realização de diversas ações e atividades, com o intuito de promoção de cada destino, o projeto incentiva o desenvolvimento turístico, a geração de renda, o fortalecimento das cidades baianas, promovendo o turismo regional.
O Bahia Descobre a Bahia destaca toda a diversidade cultural, arquitetônica e natural de suas principais zonas turísticas, a exemplo das costas do Cacau, Descobrimento, Dendê, Baleias, Coqueiros, Baía de Todos os Santos, Chapada Diamantina, Caminhos do Oeste, Lagos e Cânions do São Francisco, além da capital Salvador.
Além da divulgação para todo a Bahia, em programas de TV e chamadas de envolvimento, após lançamento no Chocolat Bahia 2018, o projeto contará com stands em Salvador, de 09 a 12 de agosto; Vitória da Conquista, de 23 a 26 de agosto; e Feira de Santana entre 07 e 10 de setembro.
Atrações culturais
Nem só de cacau vive o Chocolat Bahia. Em sua 10ª edição, o evento contou com mais de 30 atrações culturais, entre música, recitais, exposições de arte, literatura e artesanato. No Palco do Cacau, se apresentaram diariamente artistas como Diego Schaun, Jacque Barreto, Gabriela Maia, Zezo Maltez e Leonardo Leo, os grupos Batuka Gêge, Mulheres de Domínio Público e Samba de Treita.
A Editora de Livros da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), também esteve presente no evento com uma feira de livros e espaço de leitura. Também foi realizada uma programação infantil, com bate-papos literários.
“O Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia já é reconhecido como o maior evento sobre a cultura cacaueira do país. Ao ser contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados do Fundo de Cultura, o evento se fortalece mantendo asseguradas, três edições do festival, até 2019. O apoio a um projeto estruturado com exposições, fóruns, debates, concursos, capacitação, garante uma importante equação entre a cultura, a economia e o turismo”, afirma Alexandre Simões, Superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura (SECULT).
Agricultura familiar
A agricultura familiar, que juntamente com os pequenos produtores, responde por cerca de 80% da produção de cacau no Sul da Bahia foi um dos destaques da programação.
A Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar da Bacia do Rio Salgado, já comercializa os chocolates premium na Bahia e em outros estados brasileiros, com uma produção de 800 quilos por mês, com 35%, 50%, 60% e 70% de cacau, além de nibs e trufas. São cerca de 200 cooperados, que cultivam amêndoas selecionadas.
“Nosso desafio é investir cada vez mais em qualidade, buscando a conquista de novos mercados e o Festival do Chocolate é uma excelente oportunidade para divulgação da marca e conhecimentos sobre novas tecnologias”, diz Ozana Crisóstomo do Nascimento, diretor da cooperativa.
Com 1.200 associados, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba), aproveita o potencial do Litoral Sul e Baixo Sul na produção de cacau para a fabricação de chocolates finos, achocolatados, nibs e amêndoas caramelizadas. A cooperativa investiu na implantação de uma fábrica de chocolate, com uma produção atual de 6 toneladas por mês, parte dela comercializada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A produção de chocolates e outros derivados de cacau tem permitido a melhoria na renda das famílias e estamos trabalhando no sentido de ampliar a capacidade de comercialização, já que existe uma demanda crescente por chocolates finos”, pontua o diretor da Coopesba, Rogério Assunção.
Próximas edições
A próxima edição do Chocolat Bahia já está confirmada: acontece no Centro de Convenções de Ilhéus de 18 a 21 de julho de 2019. O evento, no entanto, ainda tem outros dois destinos antes de voltar a terra de Gabriela: Belém do Pará e São Paulo.
A 5ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia acontece de 27 a 30 de setembro de 2018 no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Já a primeira edição paulista acontece de 11 a 14 de abril no Ibirapuera.
Com o objetivo de promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura no país, o Chocolat Bahia – 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau conta com o apoio do Estado da Bahia através das secretarias do Turismo, do Desenvolvimento Rural e CAR, de Agricultura, de Ciências Tecnologia e Informação e apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, assim como da Prefeitura Municipal de Ilhéus, UESC, UESC, CEPLAC, IFBA, BahiaGás, FIEB, Sebrae, Unique, entre outras instituições, e conta com a realização da MVU Empreendimentos, detentora da marca para o Brasil e exterior.
0 Comments
Boa tarde gostaria de saber como receber esse auxílio se ligo ninguém da secretaria não atende entrei no site diz que a escola está fechada
Não sei como me cadastra pois ligo pra escola ngm atende
O meu filho está matriculado no Colégio Dário Galvão em Valença Bahia, mas devido a violência no bairro por falta de segurança no colégio, os alunos seriam migrados para o colégio João Leonardo porém não houve aula até então, primeiro o colégio migrad
Quero mim cadastrar e não estou conseguindo, apenas dá Erro
Estudante
Como faço pra mim escrever
estou ligando para a escola estadual nossa senhora de fatima do Derba e ninguem atende tem 3 dias
Boa tarde eu queria saber pq não tá atendendo
Gostaria de sabe como recebe esse auxílio ninguém me atende da secretária
gostaria de saber como mim cadastrar
n tem o cpf o que eu fasso
Eu sou estudante
Gente eu não consigo fazer meu cadastro de forma alguma , quando coloco os dados , aparece falha estudante não encontrado , pra verificar os dados , sendo que está todos corretos.
Não tio conseguindo cadastra meu filho no link é nem ligando pra escola. o que devo fazer?
Não consigo me cadastra só aluna mais no sistema a data do meu nascimento da errada o que fazer??
Eu estou precisando de alimentos
Como receber esse tiket alimentação
Não consigo cadastrar minha filha pelo site e a escola não atende
Quem nao tem cpf e faz pra se cadastra
Não consegui cadastra meu filho fica falando dados incorreto já fui na escola e nao est á funcionando já liguei pro número que eles deram e nada oq faco
Eu quero saber se na escola Luiza marinho vai ter o cartão do auxílio alimentação?por favor
Tenho dois filhos na escola estadual José Sérgio Pereira
Eu quero min escreve
Esse cadastro está valendo para são Paulo também, porque eu não estou conseguindo fazer o cadastro do meu filho.
Preciso do alimento
Eu QUERO me cadastrar cartão do Colégio estadual
Nao estou conseguindo entrar em contato com a escola
Como faço pra ter o vale alimentação
Eu não consigur fazer o cadastro do cartão alimentar
Como mim escrever
Não recebi tenho filha no colégio do estado fui lá e não tinha o nome dela na listra e não consigo cadastrar ela sou do cadastro único bolsa família
O meu nome não veio na lista
Não sei como se cadastrar
Já tentei várias vzs me cadastra mais não dá
Como faço pra ganhar o vale alimentação
Quero me inscrever
Tenho dois filhos mais só consigo cadastrar um.
Já tentei me cadastrar várias vezes, mas não consigo
Minha filha estuda na rede estadual e não veio o cartão alimentação pra ela não sei porque
Quero me cadastrar para receber o vale
Queria sabe do auxílio mereda das minhas filhas
Boa noite ,estou tentando fazer o cadastro mais não estou conseguindo ,nem da minha filha nem de minhas sobrinhas..coloco o CPF diz que não á benéfico pra esse usuário..o que fazer
onde eu pego o cartão
Gostaria de receber vale alimentação
Quero pegar o cartão da escola
Como Faso pra receber esse auxílio onde Faso o cadastro
Meu cartão da escola
Cartão da escola
Tenho dois filho na escola e não estou conseguindo escrevelo pra poder de o cartão alimentação escolar
Como vejo se meu nome tá na lista pra receber o ticket de alimentação
Como faço para cadastrar
Minha filha tem 14 anos estuda na escola estadual
Minha filha não tem CPF posso colocar o meu CPF
E muito bom se eu receber
Não tô conseguindo me cadastrar
Muitor bom
Não consegui cadastrar meu filho
Como faço pra mim se cadastrar minhas filhas são pequenas mais elas tem cpfs
Eu nao consegui receber!????
Meu filho e menor s idade posso coloco meu CPF ou o dele
Tenho duas filhas e nao consigo cadastra elas por que o cpf dela nao entra e coloco o meu tambem nao entra
Eu não consigo falar com ninguém da secretaria porq meus filhos não recebeu o cartão alimentar
Nao consigo
Quem tiver algum tipo de dificuldade entre em contato com o número da Secretaria da Educação 0800 284 0011
Eu preciso pagar esse auxílio porque tenho 2filhos que estudar na escola estadual
Minha filha
Não to conseguindo cadastrar
liguei pra escola fui orientada a me cadastrar pelo site fiz o cadastro só da CPF não encontrado preciso muito pegar esse benefício logo pro 0800 nada ouvidoria não atende só musiquinha é complicado
Nao consigo fazer o cadastri
liguei pra escola fui orientada a me cadastrar pelo site fiz o cadastro só da CPF não encontrado preciso muito pegar esse benefício logo
Eu tenho direito
Valealimentação
Não consegui até hoje pegar os alimentos o CPF não consta
Tento fazer mas diz que não foi localizado benefício no usuário.
To estutando em casa
Meu filho tem 11 anos e não tem o CPF , fiz com o meu como é orientado e deu que o meu CPF não foi localizado .
Como faço para receber o cartão alimentação da merenda escola.
eu também não estou recebendo
e somos cadastrado no cras
Tenho 2 filho que estuda na escola estadual e cadastrei mas meu CPF deu negado
minha filha estuda narede estadual e ainda nao recebeu vai receber quando?quando a galinha criar dente
Ñ consigo me cadtasytar
Eu ñ recebi esse cartão tbm não consigo cadastrar
Cadastrando no cartao Alimento
Como e isto
Como sei que estou cadastrada pra receber esse benefício????
Como faco pra obter esse benéfico do cartão alimentos
Minha filha foi cadastrada e não recebeu o cartão do vale alimentação,por que?
Esqueci a senha os eu Fasso
Minha filha foi aceita tem direito por conta do bolsa e não recebi o cartão de alimentação até hoje
O cartão do meu filho não chegou na escola
Gostaria de saber como ganhar o vale de alimentação
Queria fazer o cadastro do meus dois filhos
Minha filha foi cadastrada mais até hoje não recebeu o cartão a direção da escola informou que o cartão voltou . Há essa possibilidade
Minha filha é pequena e não possui CPF posso está colocando o meu ?
Não consegui cadastrar minha filha para receber o cartão alimentação
Quero cadastrar minha vida sou mãe solteira tenho duas pequenas e estou grávida preciso muito de ajuda
Não tenho o cartão como fazer
N to conseuquindo cadastra
Esperando resposta ..
Meu filho é da rede estadual estou vivendo sem renda e não consegui o cadastro dele
Estou até hoje sem receber esse cartão merenda o que faço me ajuda por favor
COMO FAÇO PRA RECEBER O CARTAO ALELO
EM QUER TENHO DIREITO QUAL CARTAO TENHO DIREITO DO GOVERNO
TENHO 42 ANO TENHO DIREITO DE RECEBER OS 150
Tenho direito a esse cartão de alimentação escolar
Quero fazer o recadastramento do bolsa alimentação pois não recebi até agora
Quero ter acesso
Bom dia !
Até agora não recebi o cartão alimentação do meu filho. A escola informou que já entregaram todos os cartões sendo que NÃO RECEBI, e disse mais, que os cartão a prefeitura recolhe. Gostaria de saber o que aconteceu com o do meu filho.
Boa noite ,até o momento a minha filha Silvia que estuda no Gilda Ramos em jitauna Ba , as 2 ultimas parcelas n recebeu na verdade ñ caiu .e assim em um momento tão difícil os mesmo da escola os gestores ñ ajuda .so quero saber se minha filha vai ficar sem receber de novo .tem o cartão e recebe nada !
Rui costa cade o dinheiro ? Ajuda aí!
Olá bom dia , espero que alguém possa tirar essa dúvida. … Eu cadastrei meu filho mas ele não recebeu porque ele não tinha CPF no tempo e eu fiz com o meu , porém eu tbm estudo em outra escola e tbm recebo , o que faço pra ele receber agora que já tem o CPF?
Como eu faço pra minha filha receber. Este cartão?
Estou precisando
Minha esta na escola e ano passado nao recebeu o cartao de alimentos como fazer pra receber
Kero saber se tenho direito
É sim cerviso não está muito adequado pois as pessoas não consegui sim cadastrar
Eu não recebi auxílio merenda do meu filho
Bom dia como faço pra meu filho pega esse cartão ele nunca recebeu essa renda alimentação nem a renda e nem o cartão quero saber como faço pra pega o cartão e o auxílio….
Resceber o cartão
Oi Boa noite
Eu ainda não recebi o cartão alimentação
Boa noite queria pedir ajuda a vcs minha filha estuda em escola estadual e não recebeu o auxílio alimentação não sei como faço
Bom dia,depois quê eu transferir meu filho para outra escola estadual não recebi mais os 150 e nem o de 55.
Como receber o auxilio merenda
Como faço pra.receber o cartao de meu filho
O aluno receber esse cartão com quantos anos