Chocolate pode ser benéfico para a saúde cardiovascular, cientistas sugerem

Alguns artigos científicos se concentraram em entender os benefícios presentes no chocolate, mais precisamente nos flavanóis proporcionados pelo cacau

Comer chocolate pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. Pelo menos, é isso o que afirmam os cientistas por trás artigos publicados nas revistas científicas JAMA Network Open e The American Journal of Clinical Nutrition. A lógica é que o benefício está ligeiramente relacionado à quantidade de cacau.

Os especialistas afirmam que, entre as 380 substâncias químicas diferentes presentes no cacau, existem flavanóis, uma subclasse dos flavonoides, conhecidos por seus potenciais benefícios à saúde. No entanto, ainda não está claro quantos flavanóis e outros fitonutrientes são necessários para fazer ter um efeito positivo.

No primeiro estudo, os cientistas examinaram como determinados alimentos e nutrientes estão associados a problemas de saúde do coração. Eles descobriram que comer chocolate está associado a um risco menor de doenças cardiovasculares, levando em consideração que uma ingestão média diária de apenas 10 gramas de chocolate pode reduzir 6% o risco de doença cardiovascular.

Já o outro estudo contou com mais de 21 mil idosos. A metade dos participantes recebeu um suplemento de extrato de cacau contendo 500 miligramas de flavanóis, e a outra metade recebeu um placebo. Depois de acompanhar os participantes durante 3,6 anos, os pesquisadores descobriram que o grupo do suplemento de cacau teve uma redução de 27% nas mortes cardiovasculares.

Embora os especialistas apontem sinais promissores presentes no chocolate para proteção do coração, reconhecem a necessidade de futuros estudos para confirmar os resultados antes que o cacau seja recomendado à população.

No entanto, mesmo considerando esse cenário, é preciso entender que o estudo foi feito com cápsulas concentradas de extrato de cacau, e não exatamente chocolate. Para obter a mesma quantidade de flavanóis, uma pessoa teria que comer cerca de 4.000 calorias de chocolate ao leite ou 600 calorias de chocolate amargo por dia. Fonte: Terra

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Marco Alexandre Campos Bittencourt disse:

    Um absurdo, um crime ambiental e contra convívio social dos ilheenses , querem tomar do povo na cara dura !!

  2. John John disse:

    Onde as famílias ficarão durante a maré cheia? E o acesso fechado à praia? Suprimiu a vegetação nativa. AS OBRAS na Praia do Backdoor NÃO PARAM

  3. Guilherme disse:

    Estamos de olho , aguardando os órgãos competentes fiscalizarem…

  4. Franklin Leal disse:

    Não a contrução na Prainha, área turística de apelo público. Ilhéus necessita de cuidar de sua costa e áreas de preservação permanente.

  5. Franco Amado disse:

    Um absurdo.. .Simplesmente essas pessoas se acham no direito a invadir área pública; se apossaram na mão grande. Parabéns as pessoas que foram protestar e se manifestar em defesa da natureza.

  6. Guilherme Queiroz disse:

    Alguém pode dizer que algo público lhe pertence? Uma praia pode ser particular? Espero que não! Espero o MP da Bahia faça o seu trabalho e mostre que aquilo que é do povo pertence ao povo… o mesmo se aplica ao enorme muro (muralha) erguido na praia da residência Bela Vista (em frente ao loteamento Parque de Olivença). Aquilo que é de todos é de todos! Abaixo os espertinhos e aproveitadores!

  7. Joaquim Messiasdesousa disse:

    Absurdo perdermos nossa natureza que nos resta ,onde está a justiça em que confiamos ? Não teremos mais lazer ?

  8. gvasconcelos disse:

    absurdo! lugar lindo desse correr risco de ser destruído!

  9. Júnior disse:

    Só acontece no Brasil, grilagem de terra, ainda mais em área de proteção permanente, restinga de praia. Absurdo!!!

  10. Alberto Elmo Martins Moreira (Bebeto) disse:

    O ministério público federal também tem que ser acionado, pois parte da área invadida é faixa litorânea dentro dos 33 mtrs depois da maré mais alta.

  11. Carlos disse:

    Vamos pra cima!!! Não podemos deixar que essa praia tão linda seja privativa!!!

  12. Rato Amado disse:

    Se depender do MP do Estado não vai dar em nada. Principalmente se cai na mão do senhor Paulo. Como é área da marinha, é melhor o MP federal.

  13. Fernando disse:

    Vamos ver se as autoridades vão fazer algo com esse descaso

  14. David disse:

    Absurdo! E pelo que parece o tal dono da praia ja tem um processo de usucapiao no sul do país. Até o momento nao apreaentou a documentaçao que prova a propriedade da área. Nao tem autorizaçao dos órgaos municipais, suprimiu vegetaçao de restinga. E a obra continua mesmo estando embargada. É muita cara de pau.

  15. Fernando Florencio (Ilheus-Bahia) disse:

    N A D A…….É nisso que vai dar. A não ser que haja uma intervenção da Marinha do Brasil.
    Ilheus é uma província. As pessoas são muito amigas, por isso fazem o que bem entendem na certeza de nada acontecer.
    Vejam o Condomínio de casas construído no terreno do antigo Clube de Pesca de Ilheus.
    Fernando Florencio
    Ilheus\Ba

  16. Paulo Castro (Tucano) disse:

    Eu acho que essas leis brasileiras devem ser atualizadas com urgência.
    Não é possível que o pessoal de fora do Estado venha e faça o que quiser na Bahia.
    Vivem nos chamando de preguiçosos, más querem as nossas terras.
    Todos tem direito ao meio ambiente equilibrado,garantindo as necessidades das presentes gerações, sem interferir nas necessidades das futuras gerações.
    Todos, devemos proteger o meio.
    Esse indivíduo, que se diz proprietário da prainha, no mínimo ele tem que ter a LP, LI e a LO.
    Ele infringe totalmente, a lei 9.605 da constituição de 88. Lei de Defesa do Meio Ambiente. Da biota, da fauna, da flora, do bioma. De uma vegetação de restinga que vem sendo devastada e eliminada. Isso não pode mais continuar assim.
    Além dos órgãos públicos, nós cidadãos comuns também, devemos proteger o meio ambiente, pois o meio ambiente é o que vai fornecer tudo o que precisamos para agora e para as futuras gerações… .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *