Chuvas leves na Costa do Marfim possibilitam impulsionar safra de cacau intermediária, comentam agricultores

ABIDJAN, janeiro 2022 – Registros de chuvas leves acima da média na semana passada, na maioria das regiões produtoras de cacau da Costa do Marfim, mantiveram as esperanças de um bom começo para a safra intermediária, entre abril a setembro, comentaram os agricultores locais no início da semana.

A Costa do Marfim, o maior produtor mundial de cacau, está em sua estação seca, que vai de meados de novembro a março, quando as chuvas são fracas ou escassas.

Com flores e pequenos bilros proliferando nas árvores, produtores de todo o país relataram os excelentes níveis de umidade dos solos, ampliando as chances de uma safra intermediária abundante a partir de maio e melhorariam os volumes e a qualidade da última fase da safra principal, entre fevereiro e março.

Vários agricultores também informaram que o clima era o melhor que eles tinham visto nos últimos cinco anos.

“Ainda está chovendo. A metade da safra vem se desenvolvendo bem e teremos cacau suficiente até o final da safra principal”, disse Marc Boka, que cultiva perto da região sul de Agboville, onde 13,5 milímetros (mm) caíram na semana passada , 12,3 mm acima da média de cinco anos.

As chuvas foram acima da média na região oeste de Soubre, no coração do cinturão cacaueiro, na região sul de Divo e na região leste de Abengourou.

Na região centro-oeste de Daloa e nas regiões centrais de Bongouanou e Yamoussoukro, onde as chuvas também foram acima da média, os agricultores disseram que o vento seco e sazonal de Harmattan aumentou na semana passada, mas ainda não representa um perigo para a safra.

“Acreditamos que teremos uma grande safra principal e uma longa safra intermediária”, disse Justin N’Guessan, que cultiva perto de Bongouanou, onde 2,4 mm caíram na semana passada, 1,8 mm acima da média.

O Harmattan desce do Saara por um período variável entre dezembro e março, provocando queda acentuada de umidade.

A temperatura média semanal variou de 27,6 a 30,7 graus Celsius.

Fonte: REUTERS

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *