Cientista Albertus Eskes Propõe Revolução na Fermentação do Cacau

Uma descoberta liderada pelo cientista e consultor independente Albertus Eskes pode transformar radicalmente a forma como o cacau é fermentado e consumido, unindo alta qualidade sensorial e benefícios significativos à saúde humana. Um estudo conduzido no Equador e no Brasil demonstrou que a fermentação zero ou de curta duração (0 a 2 dias), associada ao método de pré-secagem IMAGIC, pode preservar até 94% dos antioxidantes naturais do cacau — substâncias diretamente ligadas à prevenção de doenças e ao fortalecimento do sistema imunológico.

A fermentação tradicional, amplamente utilizada na indústria do cacau, apresenta deficiências recorrentes como amargor, adstringência, acidez excessiva e baixa expressão dos sabores característicos do cacau fino. Além disso, esse processo é responsável por eliminar cerca de 70% dos antioxidantes. Quando seguido pela alcalinização (ou dutching), a perda total desses compostos pode chegar a 94%, de acordo com estudo publicado por Albertini et al. (2015).

No novo experimento, sete variedades de cacau foram submetidas a fermentações entre 0 e 5 dias. Os melhores resultados sensoriais — incluindo notas máximas de preferência (10 a 10+++) — foram obtidos nas fermentações de até 3 dias. As amostras apresentaram zero amargor e adstringência, além de expressarem com intensidade atributos de cacau fino, como notas frutadas e de nozes. Já as fermentações mais longas mostraram qualidade inferior, com notas de preferência entre 4 e 6.

Um dos pontos mais surpreendentes do estudo foi o desempenho da variedade CCN51, frequentemente considerada de qualidade inferior. Com zero fermentação, ela exibiu um perfil sensorial semelhante ao do cacau Criollo — o mais valorizado no mercado — com notas de caramelo e noz. A variedade Nacional, por sua vez, apresentou perfil de tamarindo. Isso abre a possibilidade real de se produzir até 400 mil toneladas de cacau com sabor Criollo por ano entre Equador e Peru.

No Brasil, 50 fermentações de 0 a 2 dias confirmaram os mesmos padrões de excelência sensorial e preservação antioxidante. O método, além de eficaz, é simples e econômico em termos de mão de obra, o que facilita sua adoção por pequenos e médios produtores.

A descoberta tem o potencial de representar uma das mais importantes inovações no pós-colheita de cacau dos últimos tempos — ao mesmo tempo em que promove uma revolução na qualidade dos produtos finais e amplia os benefícios nutricionais para os consumidores.

Sobre Albertus Eskes: 

É um consultor independente especializado na melhoria da qualidade do cacau, com vasta experiência em genética e fermentação. Ele é co-inventor e implementador de tecnologias inovadoras de fermentação, como o método TropMix, desenvolvido em 2009

Fonte: mercadodocacau

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

21 Comments

  1. ANTONIO FARIAS DE BULHÕES disse:

    Como ter acesso aos detalhes do novo método de fermentação descrito na reportagem?

  2. José Ribamar Ripardo disse:

    Esse método caso seja implementado no Brasil será sem dúvida uma revolução na fermentação do cacau e possibilitará aos pequenos produtores produzirem cacau fermentado para as indústrias.

  3. Francisco adailton da Silva disse:

    Gostaria de saber como funciona o método tropmix.
    Sou produtor de cacau e chocolate em Medicilândia PA.

  4. VICIRLEY SILVA CARVALHO disse:

    Interessante.

  5. Sergio Luis Januário de Jesus disse:

    Muito interessante!
    Eu gostaria de ter mais informações sobre esse estudo.

  6. Jairo disse:

    Então todos erraram por dezenas…centenas de anos.

  7. Mares disse:

    Onde eu posso encontrar esse estudo?
    Obrigado desde já.

  8. Não tenho dúvida que toda pesquisa de aplicação prática, trazendo-nos tecnologia avançada capaz de melhoras produtos com qualidade superior para saúde humana, sempre será bem vinda.
    Parabéns ao consultor Albertus Eskes.

  9. Silvia Isaacs disse:

    É muito interessante.
    Perguntas:
    A fermentação seria do mesmo jeito nas caixas de madeira ?
    Tem algum estúdio específico ou científico que comprove esses dados ?

  10. Silvia Isaacs disse:

    É muito interessante. Muito importante preservar as qualidades dos produtos alimentícios
    Perguntas:
    A fermentação seria do mesmo jeito nas caixas de madeira ?
    Tem algum estúdio específico ou científico que comprove esses dados ?

  11. Samara disse:

    Como colocar pra fermentar e onde colocar? Tipo. Caixote de madeira, sacos de fibra ou plástico.? Onde economizar seria a melhor forma?

  12. Otoniel Costa Júnior disse:

    Como entrar em contato com Albertus,?

  13. Léo disse:

    Até onde, sei tem muito tempo que em várias propriedades o cacau não vai nem para o coxo, já sobe direto para barcaça. 🤔🤔🤔🤔

  14. Acho muito interessante, esta inovação na agricultura, pois pode trazer muito mais facilidade, para vida do agricultor

  15. JAILSON GRILLO disse:

    Excelente ! Além de revolucionar a produção de cacau de qualidade superior, abre um novo atributo para produzir cacau com viés nutraceútico, já que o processo preserva quase que tortalmente seus antioxidantes!

  16. Elias dos Santos Ferreira disse:

    Sou produtor de cacau, em Tucumã PA, eu deixo a fermentação pôr quatro dias, a qualidade é bem melhor do que com 5+

  17. António Manuel Pinheiro disse:

    A fermentação tem o fim principal de matar a semente e com isso torná-la permeável para poder eliminar a água e consequentemente obter a secagem. Sem isso, uma boa parte da água ficará no interior trazendo consequências relativas à qualidade.

  18. Jose abraim disse:

    como se deve fazer a fermentação do. cacau nesse método.em quantos dias?

  19. Jouber Silva da costa disse:

    QUEM ATESTA Q ESSA PESSOA É CIENTISTA LEGITIMO ? Aonde está a comprovação ? Quem comprovou a veracidade dos trabalhos técnicos , se existirem né…

  20. Adilson Menezes disse:

    “Um dos pontos mais surpreendentes do estudo foi o desempenho da variedade CCN51, frequentemente considerada de qualidade inferior. Com zero fermentação, ela exibiu um perfil sensorial semelhante ao do cacau Criollo — o mais valorizado no mercado.”

    Aprofundemos essa importante pesquisa científica.
    @e.e_pedeserra

  21. Elizete Giuberti Martins disse:

    Bom dia! Como posso saber o processo desse novo método de fermentacao?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *