A Mondelez, dona do chocolate Lacta e do biscoito Club Social, acompanha a tendência da indústria mundial de alimentos de usar menos açúcar e gorduras em seus produtos. Mas seu CEO mundial, Dirk van de Put, observa que o consumidor, o longo do dia, vai precisar de algo mais doce, mais calórico. E a multinacional quer estar preparada para esse momento.
“Imagine pela manhã, você está pronto para sair, quer, provavelmente,algo com muitas fibras, proteínas. À noite, você está cansado, estressado, e vai querer, provavelmente, um bom pedaço de chocolate”, diz Van de Put, que busca o lanche “certo para cada momento”.
Líder do mercado brasileiro de chocolates, em valor, a multinacional americana investiu R$ 1 bilhão nas fábricas instaladas em Curitiba e em Vitória de Santo Antão (PE), nos últimos três anos. Os recursos foram usados na modernização e expansão das linhas de produção. A unidade de Curitiba é sua maior fábrica de chocolates no mundo e abastece o Bra
O plano agora é investir para acelerar o ritmo das vendas. “Estamos comprometidos a realizar investimentos para revitalizar marcas locais poderosas, como a centenária Lacta, por meio de inovações e iniciativas de marketing de impacto”, disse o CEO da Mondelez ao Valor.
Van de Put, que fez uma rápida visita ao Brasil em dezembro, comanda uma companhia que no ano passado, até setembro, registrou receita líquida de pouco mais de US$ 19 bilhões, com lucro de US$ 2,5 bilhões.
O lucro cresceu 20%, em relação a igual período de 2017. Mas o aumento da receita foi bem mais tímido, de apenas 1,2%. E na América Latina, onde o efeito cambial negativo foi importante, a receita encolheu 8,5%, para US$ 2,4 bilhões. Não à toa, a companhia busca acelerar o ritmo das vendas.
O CEO da Mondelez disse que a companhia está focada no crescimento, mas busca também manter o equilíbrio entre aumento do lucro e participação de mercado. Globalmente, fixou, entre suas principais metas, um aumento na receita líquida orgânica (excluindo a variação cambial) de, no mínimo, 3% ao ano.
No Brasil, nos últimos dois anos, a companhia reformulou as embalagens da Lacta, seu carro-chefe na área de chocolates que ganhou novos formatos. Segundo dados da Nielsen, a Mondelez lidera o mercado brasileiro de chocolates, em valor, com 33,8% das vendas. Tem como rival a gigante Nestlé, entre outras estrangeiras e nacionais.
“Também estamos impulsionando a penetração de marcas como o 5Star, um chocolate no segmento de consumo de impulso, para aumentar nossa participação no mercado”, disse Van de Put.
A Mondelez emprestou suas marcas de chocolates para fortalecer o negócio de biscoitos. No mundo, a empresa é a maior fabricante de biscoitos, com a marca Oreo.
No Brasil, onde o mercado é mais pulverizado, é a terceira colocada, com 8,5% das vendas. Perde para as brasileiras M.Dias Branco e Marilan. A marca Oreo ganhou novos sabores e formatos no país, em anos recentes.
Em 2017, a empresa lançou a linha Lacta Cookies, com biscoitos inspirados nos chocolates Laka, Shot e Ao Leite. Na categoria de biscoitos salgados, criou a linha Club Social Crostini, que tem o dobro de cereais integrais em relação ao Club Social e é voltado ao público que busca produtos mais saudáveis.
Globalmente, a companhia tem buscado ampliar a oferta de alimentos considerados mais saudáveis. No ano passado, 26% da sua receita global veio desse tipo de alimento – com menos açúcares e gorduras e mais ingredientes integrais ou naturais.
Van De Put considera, no entanto, que os consumidores têm necessidades diferentes de alimentos ao longo do dia. E podem, em algum momento, precisar de um alimento mais doce ou mais calórico, como um chocolate, por exemplo. Por isso, apesar dos esforços para ampliar a oferta de alimentos saudáveis, a companhia busca reforçar as vendas em categorias
Como parte dos esforços para tornar a oferta de produtos mais saudável, a companhia aumentou em 39% a oferta de produtos para consumo individual com menos de 200 calorias. Van De Put disse que 12,8% da receita global da Mondelez já vem desses alimentos em porções controladas.
Além dos alimentos saudáveis, outra fonte de expansão são as inovações, disse o executivo. Van de Put afirma que só no Brasil a empresa lançou 30 produtos no ano passado. Entre as inovações ele citou uma linha de sorvetes que mesclam biscoitos Oreo e chocolates da Lacta, desenvolvidos em parceria com a Froneri.
Van de Put também citou o desenvolvimento de chocolates com a marca Oreo, que são produzidos na fábrica de Curitiba e exportados para México, Colômbia, Costa Rica e outros mercados.
Van de Put disse que, com os investimentos feitos no Brasil nos últimos três anos, a companhia transformou a estrutura brasileira em uma das melhores do mundo.
“O Brasil já responde por quase metade da receita da Mondelez International na América Latina e continua a ser um mercado-chave para nosso crescimento regional e global. No médio prazo, queremos aumentar o volume e o mix de produtos”, afirmou o executivo. Fonte: Valor
0 Comments
Por favor… Vamos dizer o certo? É VÍRUS CHINÊS. Provém que tudo não é de lá.
Isso é uma cachorrada entre politica . Tem q colocar essa raça ruim na taça de carroça e depois na salmoura. Oh raça desgraçada .ratazana do inferno . Sempre o fraco q paga o pato . Tenho nojo dessa raça
Diminuiu o avanço do covid é? Tá! Conta outra mentira,é ridículo ver um prefeito de uma cidade com tantos casos dessa doença dizer que controlou a situação com medidas restritivas,essas que só vejo funcionar no centro da cidade…tb como vai restringir tudo ,Se o prefeito Mário Alexandre é o primeiro a levar essa doença na brincadeira fazendo até festinhas em seu condomínio no meio de uma pandemia
A medida restritiva é necessária para salvar vidas!!! Parabéns ao prefeito de Ilhéus e ao governador do Estado por defender as vidas da população.
Ja que os dados do covid estão atualizados, custava nada atualizar a foto da cidade tb????
Nao diminuiu nada,apenas o resultado dos exames nao tinham saido.
Medida 1- fechar as entradas e saidas da cidade ninguem de fora entra e ninguem sai no minimo por uma semana.
Medida 2-Nenhum funcionário do costa do cacau e do centro de convenções vao poder trabalhar em outros locais em regime de plantao,a transmissão em geral se dar por eles.
Medida 3- os funcionarios do hospitais de ilhéus poderiam ficar em hoteis da cidade,ao inves de circular pela cidade indo para duas casas,se assim optarem.
Medida 4- pessoas com a doença confirmada iriam forcadamente para abrigos,sendo aparados totalmente prlo governo pelo no mínimo 15 dias.
Medida 5- divulgar o nome das pessoas com o virus,isso ajudaria as pessoas wue tiveram contato com elas,a buscarem a fazer exames e assim por diante.